fbpx

Pub

o seu negócio merece uma loja online (2)

Gala do Desporto de Felgueiras 2023: conheça os homenageados

Reconhecimento aos agentes desportivos locais na 7ª Edição do prestigiado evento.
Gala do Desporto de Felgueiras 2023: conheça os homenageados

A 7ª Edição da Gala do Desporto de Felgueiras, realizada este ano, homenageou cerca de 200 agentes desportivos que se destacaram na época desportiva 2022/2023. O evento, que não exigiu processo de candidatura, contou com a apresentadora Felgueirense, Elsa Ferreira.

A Gala distinguiu competidores de 21 modalidades, incluindo artes marciais, andebol, atletismo, entre outros. Foram atribuídos 46 prémios a campeões Distritais, 100 a Regionais, 32 a Regionais e Nacionais, e 19 a Nacionais, evidenciando a diversidade e o talento desportivo de Felgueiras.

Além disso, 28 prémios de Mérito Desportivo Internacional foram concedidos a atletas que representaram Portugal em competições internacionais ou integraram seleções nacionais.

Os vencedores das categorias de candidatura, foram os seguintes:

Associação/Clube do Ano

FOCA – Clube de Natação de Felgueiras

Associação Desportiva de Felgueiras com inúmeros títulos conquistados em 22-23 e elevado número de atletas presentes em seleções nacionais; com a equipa masculina e equipa feminina de natação pura classificados para a 1ª divisão nacional de clubes; equipa sénior do Pólo Aquático classificada em 3º lugar da 2ª div. nacional; 10 atletas medalhados nos Campeonatos Nacionais de Natação Pura – dos quais 5 sagraram-se campeões nacionais; Campeões Nacionais de Sub. 14 de Pólo Aquático; Vice-Campeões Nacionais de Sub. 16 de Pólo Aquático; Vice-Campeões Regionais de Sub. 14 de Pólo Aquático; 10 Atletas nas seleções nacionais nas respetivas modalidades; Equipa de natação Artística no pódio do campeonato Regional de Clubes; 38 medalhas em campeonatos nacionais (das quais 15 são de 1º lugar); 196 medalhas em campeonatos regionais (das quais 74 são de 1º lugar); 31 medalhas em competições internacionais (das quais 12 são de 1º lugar).

Equipa Jovem do Ano

Sub. 17 – Futebol Clube de Lagares

Campeão de série, na 1ª fase, assegurando durante a época a subida de divisão.

Vencedor do Torneio Portugal Under Cup.

Equipa Sénior do Ano

Futebol Club Felgueiras 1932 (Liga 3)

1º lugar Série B da Liga 3. 4º Lugar na fase de subida da Liga 3 para 2ª Liga. 

Dirigente do Ano

Cristóvão Ribeiro – FOCA – Clube de Natação de Felgueiras

Presidente da Direção, já há vários anos, com forte impulso nos desportos aquáticos (Natação Artística, Natação Pura e Pólo Aquático).

Atleta do Ano Feminino

Francisca Martins (Natação Pura) – FOCA – Clube Natação de Felgueiras

É a atual nadadora mais valiosa da natação portuguesa, detentora dos recordes nacionais seniores e absolutos nas provas de 100m, 200m e 400m Livres. Na época 22-23 estabeleceu 16 novos Recordes Nacionais (8 Seniores e 8 Absolutos). Foi Vice Campeã da Europa Sub23 na prova de 200m Livres e medalha de bronze na mesma

competição nos 400m Livres. Venceu ainda os 400m Livres no Campeonato Nacional da Holanda e na prestigiada etapa do Mare Nostrum – Canet (França), onde também foi terceira classificada nos 200m Livres. A nadadora Felgueirense arrecadou ainda 9 títulos nacionais, 2 títulos de vice-campeã nacional e uma medalha de bronze. A nível Regional, conquistou 15 medalhas de 1º lugar e 5 medalhas de 2º lugar. Nomeada para Atleta do Ano pela Federação Portuguesa Natação.

Atleta do Ano Masculino

Diogo Pinto (Futebol) – Sporting Clube de Portugal

O guarda-redes de 18 anos, soma dois jogos na equipa da Youth League, 17 nos sub23 e 4 na equipa B, apesar de ter idade de júnior. O guarda-redes, também já foi chamado várias vezes por Rúben Amorim, para a equipa principal. Atleta internacional sub20 por Portugal, integrou a comitiva de Portugal que foi vice-campeão Europeu de Sub20. Também integrou na época 2022/2023, alguns trabalhos da Seleção Nacional A.

Treinador/a do Ano

Simão Marinho (Natação) – FOCA – Clube de Natação de Felgueiras

Técnico responsável por preparar e orientar os nadadores do FOCA QUINTA DA LIXA – CNF, que conquistaram ao longo da época 22-23 os seguintes resultados: 16 recordes nacionais absolutos; Medalha de prata no Campeonato de Europa de sub23; Medalha de Bronze no Campeonato de Europa de Sub23; 4 Nadadores nas respetivas seleções nacionais. Presença como “Head Coach” da seleção nacional no Campeonato Nacional de Europa sub23.  38 Medalhas nacionais (15 títulos nacionais – dos quais 12 absolutos, 10 vice campeões nacionais e 13 medalhas de bronze)

Classificação da equipa masculina e da equipa feminina para a 1ª divisão nacional de clubes na época 23-24; 31 medalhas em competições internacionais (12 de 1º lugar, 11 de 2º lugar e 8 de 3º lugar), sendo de maior destaque a vitória na prova dos 400m Livres na Etapa do Mare Nostrum – Canet e no Campeonato Nacional/Open da Holanda e ainda a medalha de bronze nos 200m Livres na Etapa do Mare Nostrum – Canet. 20 recordes regionais absoluto, 153 medalhas regionais (65 de 1º lugar, 48 de 2º lugar e 40 de 3º lugar).  Vice Campeão Regional absoluto por equipas.

Atleta Jovem do Ano Feminino

Mariana Moreira (Atletismo) – União Desportiva de Várzea

Campeã Nacional Sub16, 800 metros e 1500 metros, no Campeonatos Nacionais de Sub18; Campeã Nacional e Regional de Sub16, 800 metros, 15000 metros e 2Km. Campeã Regional Sub16, Campeonato Regional de Fundo – Corrida de Felgueiras; 1500 metros, Campeonato Regional de Infantis; Campeã Regional Sub16, 1500 metros, Campeonato Regional de Juvenis; Campeã Regional Sub16, 1500 metros, Campeonato Regional de Sub14 & Sub18.

Campeã Regional Sub16, 800 metros, Torneio Olímpico Jovem Regional; Campeã Nacional Sub16, 1000 metros, Quilómetro Nacional Jovem; Campeã Regional Sub16, 1000 metros, Torneio Quilómetro Jovem Regional; Campeã Regional Sub16, 2500 metros, Campeonato Regional Corta-Mato Curto A. A. Porto + C.R. Jovem de Corta-Mato.

Campeã Regional Sub16, 800 metros, Triatlo Técnico Regional + Provas Extra; Campeã Sub16, 1000 metros, Torneio Jovem de Pista Coberta e Vice-campeã Sub16, 300 metros, Campeonato do Norte de Provas Combinadas.

Recordista Nacional de 600m, 1000m e 1500m Iniciados.

Atleta Jovem do Ano Masculino

Diogo Sousa (Futebol) – Vitória Sport Clube

Atleta internacional da Seleção Nacional Sub18, presente na qualificação para EURO SUB17, participando em 5 jogos, e 178minutos e 2 golos. Convocado ainda para o Torneio Internacional do Algarve e Torneio Desenvolvimento UEFA S16 Masc. Atleta do Vitória Sport Clube, Júnior-B(Juvenil), que foi chamado a integrar o Plantel da Equipa B, Sub 23 e Sub19 na época 2022/2023, sendo claramente uma das jovens promessas do Vitória. Médio apresentado no plantel principal do Vitória SC para época 2023/2024.

Atleta do Ano de Desporto Adaptado

Virgílio Ferreira (Boccia) – FC Porto

Fez o pleno nas competições em que participou: 1º lugar Campeonato Regional de Boccia – Zona Norte (Individual BC3 – 2ª Divisão); 1º lugar Campeonato Nacional Individual Absoluto, Individual BC3 – 2ª Divisão e 1º lugar Campeonato Nacional de Pares e Equipas, Pares BC3 – 1ª Divisão. Subida de divisão para a Elite (1ª Div. Nacional) da classe BC3.

Figura Desportiva

Filipe Ribeiro “Zamorano”

Jogador de futebol, nascido na década de 80, em Felgueiras, terra onde nasceu e vive, formado no Futebol Clube de Felgueiras, representando os seus escalões de formação de 1994 a 1999, e o clube onde foi campeão nacional, pela primeira vez, e terminou a sua carreira como jogador e curiosamente iniciou as funções de treinador, teve nos principais palcos do Futebol, nomeadamente na Liga Portugal, Taça de Portugal, Supertaça Cândido de Oliveira e Taça UEFA, com destaque para a sua passagem pelos clubes como Leixões, Estrela da Amadora, Gondomar, Penafiel, Trofense e Boavista, mas foi no nosso Futebol Clube de Felgueiras, que terminou a sua carreira, ao mais alto nível como jogador, na época 2014/2015, iniciando aí também as funções de treinador.

Podia ter saído, pois foi sempre dos valores mais cobiçados do Felgueiras, mas resolveu sempre ficar. Mesmo quando a incerteza diretiva e desportiva do clube lhe permitiam rescindir contrato com justa causa. Zamorano não abdicou dos sentimentos especiais que o ligam ao Felgueiras e aceitou ficar no clube e na cidade.

Um jogador carismático e um embaixador de Felgueiras no Futebol.

Homenagem Carreira

José Martins (Ex. FC Felgueiras)

Ex-Presidente do Futebol Clube de Felgueiras, e na sua presidência em 1991/92, esta coletividade sagrou-se campeão nacional da 2ª Divisão Nacional.

Um Homem dedicado a Terra, que o viu nascer e onde sempre viveu, e que se destaca pela sua dedicação em prol do desenvolvimento de Margaride, do concelho e de Felgueiras, com uma marca muito significativa no Desporto de Felgueiras.

Facebook
Email
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Recomendado Para si

OFERTAS DE EMPREGO

No Content Available

Pub

Breves de Felgueiras

Disponível no Google Play

Envolva-se com o Felgueiras Magazine

Subscreva a nossa Newsletter​

Receba semanalmente no seu endereço de e-mail as últimas notícias de Felgueiras e da região.

Envolva-se com o Felgueiras Magazine

1111

Subscreva a nossa Newsletter​

Receba semanalmente no seu endereço de e-mail as últimas notícias de Felgueiras e da região.

2222

Partilhe as suas ideias, dicas ou opiniões…

Ajude-nos a fazer um trabalho cada vez melhor!

33

Colabore com o Felgueiras Magazine

Gosta de escrever, ou de fotografia ou de vídeo...

44

Anuncie no Felgueiras Magazine

Para além de promover a sua empresa, ajuda este projeto, feito por felgueirenses para Felgueiras!

felgueiras magazine Logo

Pub

Sabia que o Felgueiras Magazine tem um departamento de Marketing Digital?

– Criamos o seu site ou Loja Online com Design Inovador
– Gestão de Redes Sociais para Ampliar Seu Alcance
– SEO para Posicionar Sua Marca no Google
– Design Gráfico Criativo que Capta Atenção
– Vídeo e Fotografia para Histórias Memoráveis

Pub

Sabia que o Felgueiras Magazine tem um departamento de Marketing Digital?

– Criamos o seu site ou Loja Online com Design Inovador
– Gestão de Redes Sociais para Ampliar Seu Alcance
– SEO para Posicionar Sua Marca no Google
– Design Gráfico Criativo que Capta Atenção
– Vídeo e Fotografia para Histórias Memoráveis