A 52.ª edição da Futurmoda realiza-se nos dias 16 e 17 de outubro de 2024, na IFA-Fira Alacant, em Elche, Espanha. A feira, considerada uma das mais importantes no setor de componentes, curtumes e maquinaria para calçado e marroquinaria, conta com mais de 300 expositores de países como Portugal, Espanha, Itália e França, ocupando uma área superior a 12 mil metros quadrados.
No total, são nove as empresas portuguesas que vão apresentar as suas coleções para a temporada de outono/inverno 2026 na Futurmoda, das quais seis são de Felgueiras: Carysoles, ISI Soles, Poleva, Tectex Performance Fabrics, Vapesol, Flexospuma, Jogral (Oliveira De Azeméis), Ramiro Leather (Arrifana) e Soviras (Santa Maria da Feira).
Vitor Mendes, CEO da ISI Soles, partilha as expectativas para a participação na Futurmoda: “A nossa expectativa é que a feira tenha um número de visitas aceitável e que essas visitas venham com a necessidade de remodelar ou inovar as suas coleções. Se assim for, certamente temos várias soluções para esses profissionais”.
A coleção que a ISI Soles vai apresentar na Futurmoda é um reflexo do trabalho criativo e técnico da sua equipa: “A coleção é personalizada pela nossa equipa, com soluções para diferentes construções de sapatos, detalhes técnicos e de moda, e, claro, com materiais e acabamentos de excelência,” afirma Vitor Mendes. Com uma abordagem única, a ISI Soles procura diferenciar-se através da apresentação de “solas com histórias para contar”.
Liliana Duarte, gerente da Flexospuma, explica que as expectativas da empresa “dependem dos fabricantes de calçado espanhóis, mas também da quantidade de fabricantes portugueses de calçado que se vão deslocar à Futurmoda. Contudo, em cada edição, vamos também conquistando clientes no mercado externo”.
Quanto a novidades, a Flexospuma vai apresentar “novos modelos de palmilhas termo moldadas, dando especial atenção à combinação dos vários elementos, cores e texturas, acabamentos, focados na estética, ergonomia e conforto. Privilegiamos escolhas ecologicamente conscientes com composições inovadoras e amigas do ambiente, bem como novos produtos de PU de alta densidade e tecidos técnicos”.
Liliana Duarte partilha ainda que a empresa se encontra a ampliar as instalações “para o dobro da superfície atual, o que vai permitir instalar novos processos, que nos vão possibilitar fabricar produtos cada vez mais inovadores e atrativos”.
Já António Pereira, diretor comercial da Tectex, uma marca de têxteis técnicos da FOOT by FOOT Revestimentos Têxteis, considera que, “no enquadramento global do setor, as expectativas são de continuidade de partilha dos nossos produtos com os nossos atuais e futuros clientes”.
A empresa vai apresentar produtos que se dividem em quatro linhas: “produtos têxteis para reforço de calçado e marroquinaria, para aumentar a resistência e durabilidade dos produtos; espumas para calçado e aplicações ortopédicas; têxteis com materiais atraentes, macios e duráveis para vestuário e calçado confortável e descontraído; e produtos têxteis de alto desempenho, à prova de vento e respiráveis”.
Diogo Ribeiro, do departamento comercial e marketing da Vapesol, sublinha a importância da Futurmoda para a empresa, especialmente num momento de desafios no mercado: “Como é mais que sabido, o mercado do calçado e componentes não está a atravessar a melhor fase. Em geral, e não só em Portugal, tem havido uma quebra grande nas encomendas, pelo que, para nós, a Futurmoda é bastante importante, pois pela proximidade geográfica com Espanha, este é um dos nossos mercados mais importantes para exportação direta”.
Nesta edição da feira, a Vapesol apresenta a sua nova coleção de inverno 2025, uma linha diversificada que cobre todos os tipos de calçado. Entre os produtos que a empresa vai apresentar estão a “Fitfree, uma marca dedicada ao segmento de solas barefoot (pé descalço em português) e a Earthsprint, uma iniciativa sustentável que recicla sapatos em fim de vida para fabricar novas solas”.
A Vapesol também aposta na inovação com uma “tecnologia que introduz solas com aroma a baunilha”, e o “E-Next Foam, um material EVA melhorado que, além da leveza característica, oferece uma flexibilidade superior, proporcionando mais conforto ao caminhar”.
Álvaro Sánchez, diretor da Associação Espanhola de Empresas de Componentes, realça que “a feira tem-se focado na internacionalização, inovação e relação entre os diferentes agentes do setor”, acrescentando que tem como objetivo “dar maior protagonismo à sustentabilidade e ao eco design”. Por esse motivo, nesta edição, a feira vai contar com o espaço Futurmoda Green Planet, destinado a promover produtos mais amigos do ambiente.
Com mais de 7 mil visitantes esperados, entre fabricantes, designers e compradores internacionais, a Futurmoda é uma plataforma para os profissionais da indústria do calçado, proporcionando uma visão abrangente das últimas tendências do setor. Esta feira promete ser uma oportunidade única para estabelecer contactos, descobrir inovações e fechar acordos comerciais.