A 47ª edição da Futurmoda, a Feira Internacional de Couro, Componentes e Maquinaria para Calçado e Artigos de Couro, que se realiza hoje e amanhã, em Alicante, Espanha, conta com 310 empresas expositoras, 10 das quais de Portugal. A Vapesol e a ISI Soles são as empresas de Felgueiras presentes na Futurmoda.
Os visitantes vão poder ver as tendências para a Primavera/Verão 2023. As influências para esta nova estação serão baseadas na natureza, artesanato, reciclagem, reutilização, digitalização e luxo industrial, o que dará origem à criação de novos conceitos a serem aplicados pelos fabricantes de calçado e artigos de couro, bem como pelas principais marcas no mundo da moda.
“Estamos expectantes para esta feira. É uma feira onde temos contacto sobretudo com clientes espanhóis. O mercado espanhol é um mercado importante para o calçado português”, disse Vitor Mendes, CEO da ISI Soles, ao Felgueiras Magazine.
Para Diogo Ribeiro, da Vapesol, “expectativas para a Futurmoda são boas”, lembrando também que na “última edição da Futurmoda a Vapesol foi o único expositor português que esteve presente, mas nesta edição o número já cresceu”. Diogo Ribeiro considera também que o conflito na Ucrânia “vem influenciar o clima de instabilidade de preços do mercado”, que estava a regressar à normalidade após dois anos de pandemia. “O conflito veio disparar não só os preços das matérias primas, mas também o preço da energia que é essencial numa unidade produtiva, fazendo disparar os preços”, sublinhou.