fbpx

Pub

o seu negócio merece uma loja online (2)

Coronavírus: funcionários do sector privado com direito a baixa paga a 100% nos primeiros 14 dias

Fique a saber em que condições.
vírus-protecção-coronavírus
Autora: Patrícia Covita

Autora: Patrícia Covita

Mestre em Economia

No passado dia 3 de março foi publicado o despacho n.º 2875-A/2020 que vem regulamentar a quarentena dos trabalhadores do sector privado motivada pelo surto de Covid-19.

O governo decretou que as baixas médicas atribuídas a trabalhadores do sector privado colocados em isolamento devido à epidemia de Covid-19 vão ser equiparadas a uma doença com internamento hospitalar não ficando a atribuição do subsídio de doença sujeita a prazo de garantia, índice de profissionalidade e período de espera. A atribuição desta baixa médica fica sujeita ao preenchimento de formulário próprio que os serviços de saúde competentes enviam de forma eletrónica para aos serviços de segurança social.

O montante diário a receber pelos trabalhadores em quarentena será, neste sentido, pago a 100% nos 14 dias iniciais de ausência. Após os 14 dias aplicam-se as regras do regime geral do subsídio de doença nas seguintes percentagens: entre 15 – 30 dias pagamento de 55%; entre 31 e 90 dias pagamento de 60%; entre 91 e 365 dias pagamento de 70%; mais de 365 dias pagamento de 75%.

Alerta-se neste ponto, que a baixa médica paga a 100% só se aplica no período de quarentena, ou seja, a partir do momento em que a doença é confirmada no trabalhador (mesmo não tendo passado os 14 dias), a baixa passa para o regime geral do subsídio de doença ficando a ser paga a 55%.

Uma outra nota importante a ter em conta é o facto de só poderem beneficiar de baixa médica paga a 100% no período de quarentena os trabalhadores impossibilitados de prestar o trabalho por mecanismos alternativos nomeadamente o teletrabalho.

Neste momento existem oito casos de Covid-19 confirmados em território nacional. Tendo a indústria do calçado em Felgueiras uma relação muito próxima com a região norte de Itália onde está localizado o maior surto de Covid-19 na Europa devemos todos seguir as indicações da direção-geral da saúde nomeadamente:

  • Adotar medidas de etiqueta respiratória: tapar o nariz e boca quando espirrar ou tossir (com lenço de papel ou com o cotovelo, nunca com as mãos; deitar sempre o lenço de papel no lixo);
  • Lavar as mãos frequentemente. Deve lavá-las sempre que se assoar, espirrar, tossir ou após contacto direto com pessoas doentes;
  • Evitar contacto próximo com pessoas com infeção respiratória.

 

Facebook
Email
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Recomendado Para si

Breves de Felgueiras

OFERTAS DE EMPREGO

No Content Available

Pub

Disponível no Google Play

Envolva-se com o Felgueiras Magazine

Subscreva a nossa Newsletter​

Receba semanalmente no seu endereço de e-mail as últimas notícias de Felgueiras e da região.

Envolva-se com o Felgueiras Magazine

1111

Subscreva a nossa Newsletter​

Receba semanalmente no seu endereço de e-mail as últimas notícias de Felgueiras e da região.

2222

Partilhe as suas ideias, dicas ou opiniões…

Ajude-nos a fazer um trabalho cada vez melhor!

33

Colabore com o Felgueiras Magazine

Gosta de escrever, ou de fotografia ou de vídeo...

44

Anuncie no Felgueiras Magazine

Para além de promover a sua empresa, ajuda este projeto, feito por felgueirenses para Felgueiras!

felgueiras magazine Logo

pub

pub

O SEU NEGÓCIO MERECE UMA LOJA ONLINE!

Somos uma divisão do Felgueiras Magazine. Marketing Digital é o que fazemos: seja uma loja online, um site, um logo ou gestão de redes sociais.

Confie no Felgueiras Magazine e visite-nos em https://web.felgueirasmagazine.pt

Pub