O Felgueiras Magazine entrevistou Diogo Ribeiro, do departamento comercial e marketing da Vapesol. A promoção do setor do calçado e componentes, bem como a presença das empresas de Felgueiras na Lienapelle e a Micam, que terminaram na passada quarta feira, foram os temas da conversa.
Felgueiras Magazine – Dada a pandemia, que expectativas tenha a Vapesol com a presença na Lineapelle? Chegaram a equacionar não expor nesta edição da feira?
Diogo Ribeiro – Fomos para esta Lineapelle com as expectativas mais baixas do que o normal pois já tínhamos questionado alguns clientes sobre a sua possível ida e a resposta de muitos foi que este ano não iriam.
O não participar na feira nunca foi uma opção desde que as condições de segurança nos fossem garantidas.
Felgueiras Magazine – Como correu para a Vapesol a última edição da Lineapelle?
Diogo Ribeiro – Podemos dizer que foi positivo. A feira diminuiu dos 3 dias que é costume apenas para 2. No primeiro dia tivemos bastante movimento sendo que o segundo e último dia foi mais parado.
Felgueiras Magazine – Quais as solas mais procuradas pelos compradores na última edição da Lineapelle?
Diogo Ribeiro – A tendência dos compradores tem andado à volta do artigo denominado por CHUNKY (solas volumosas) mas sempre em materiais leves.
Felgueiras Magazine – A sustentabilidade vai continuar a ser uma aposta do setor do calçado português nos próximos anos?
Diogo Ribeiro – A sustentabilidade é cada vez mais procurada quer no nosso quotidiano, quer no calçado, não só em Portugal, mas também pelos clientes estrangeiros.
A constante busca por novos materiais que encaixem neste perfil é muito grande por todos no sector e tem sido também uma imagem de marca da Vapesol nos últimos anos.
Felgueiras Magazine – É importante para os vossos clientes terem contacto físico com as solas, tocar, sentir? Como é que a presença digital pode ajudar uma empresa de componentes para calçado no processo de venda dos seus produtos?
Diogo Ribeiro – A componente online/digital ganhou bastante força este ano muito por culpa da Covid-19.
Na Vapesol temos já há bastantes anos implementado o serviço de coleção online para que os clientes possam ter acesso aos nossos produtos mais facilmente numa primeira fase.
Felgueiras Magazine – Chegou a visitar a Micam? Com que impressão ficou?
Diogo Ribeiro – Sim, visitamos a Micam no primeiro dia, domingo, e havia muito pouco movimento. Nos outros 3 dias estivemos no nosso stand mas as informações que nos vinham passando é que o movimento se manteve baixo ao longo de toda a feira.
Felgueiras Magazine – Acha positivo a Lineapelle realizar-se em simultâneo com a Micam?
Diogo Ribeiro – Há prós e contras. Um dos prós para alguns clientes é poderem visitar as 2 feiras de uma só vez. Um dos contras é o facto dos clientes que estão a expor na Micam não têm muito tempo para visitar a Lineapelle.
Felgueiras Magazine – Para além da presença nas feiras e a presença no digital, de que forma é que a Vapesol está a tentar promover os seus produtos e as suas coleções?
Diogo Ribeiro – Para colmatar a baixa presença por parte dos clientes nas feiras internacionais, estamos a promover uma espécie de “feira interna” em que convidamos os nossos clientes a virem ver a coleção ao nosso showroom na Vapesol.