O Parque de Lazer de Macieira da Lixa recebeu ontem, domingo, o projeto “Aldear”, que procura preservar as tradições locais envolvendo a população.
“Congregar, povoar, estabelecer, reunir e usufruir” são sinónimos de Aldear, um encontro que pretende capacitar, valorizar as competências e a identidade local, e empoderar as comunidades, contribuindo para o sentido de pertença das populações envolvidas.
O projeto Aldear tem como base uma metodologia comum e integrada, aplicada individualmente a cada município. A metodologia inclui quatro fases: recolha e memória, capacitação e valorização, encontro e celebração e, por fim, memória e legado.
O Aldear é um projeto promovido pela CIM do Tâmega e Sousa, em parceria com os municípios de Amarante, Baião, Castelo de Paiva, Celorico de Basto, Cinfães, Felgueiras, Lousada, Marco de Canaveses, Paços de Ferreira, Penafiel e Resende, no âmbito da operação Cultura Made In Tâmega e Sousa, sendo cofinanciado pelo NORTE 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.