O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, foi a primeira figura pública a fazer o teste de imunidade à Covid-19. Este é um teste de pesquisa de anticorpos que deteta a resposta do organismo à COVID-19. Se o resultado é positivo, significa que existem anticorpos, mas poderá não existir doença ativa, sendo um possível indício de imunidade.
Um dos colaboradores do Felgueiras Magazine fez agora o teste e contamos aqui como foi.
Escolhemos a Clínica La Salete Alves, na Avenida Dr. Ribeiro de Magalhães, um dos locais no concelho de Felgueiras onde é possível fazer o teste de imunidade à Covid-19. Ligamos para a clínica e agendamos o dia e a hora do teste.
Chegamos à clínica da data e hora marcada, e o teste foi feito de imediato: uma picada no dedo, de onde foram recolhidas umas gotas de sangue. Essa amostra de sangue foi colocada num dispositivo de teste e, passados 10 minutos, já tínhamos o resultado. Foi negativo: nunca houve contacto com a Covid-19 nem imunidade à doença. Mas era o resultado mais provável, pois, neste caso, a pessoa que fez o teste nunca teve sintomas da doença.
La Salete Alves, médica dentista e diretora clínica, contou ao Felgueiras Magazine que a clínica já fez mais de 100 testes. A maior parte dos testes deram negativo: as pessoas que fizeram o teste nunca tiveram contacto com a Covid-19. Contudo, existiram também casos em que o teste deu positivo: foram pessoas que contraíram a doença, mas estiveram assintomáticos e agora poderão estar imunes à Covid-19.
Os testes serológicos realizados na Clínica La Salete Alves são os mesmos que a Universidade do Porto está a fazer à sua comunidade académica.
Este teste tem custo de 35€. A Clínica recomenda que se faça a marcação previamente, através de telefone: 255 312 ou 913 475 654.
*O teste de imunidade foi oferecido ao Felgueiras Magazine pela Clínica La Salete Alves.