As equipas de polo aquático do Foca Clube de Natação de Felgueiras foram apresentadas no passado sábado, dia 12 de outubro, nas piscinas municipais de Felgueiras, num evento que reuniu atletas, treinadores e famílias. O programa incluiu quatro jogos dos diferentes escalões do clube (seniores, juniores, cadetes e infantis), numa tarde que também serviu para aproximar a comunidade desportiva.
André Pires, treinador no Foca, explicou ao Felgueiras Magazine que dias como este acabam por ser momentos de confraternização: “Acaba por ser uma tarde passada em família. Os pais vêm ver o que os filhos fazem, que muitas vezes durante a época não têm a oportunidade de ver. É um dia em que conseguimos concentrar toda a gente no mesmo local”.
A época passada foi marcada por conquistas importantes para a formação do Foca: “Na equipa de juniores, fomos vice-campeões regionais, e na equipa de juvenis, fomos campeões nacionais, um título que nunca tínhamos conquistado”, destacou André Pires, salientando que o clube tem uma das melhores formações a nível nacional. O treinador revela ainda que no escalão sénior é mais complicado destacarem-se “porque há equipas com mais poder financeiro”.
Com o objetivo de continuar a crescer, o Foca pretende atrair mais atletas para a época que agora inicia, especialmente para o mini-polo, a escola base para os mais jovens: “Estamos sempre abertos a quem quiser fazer um treino experimental,” afirmou André Pires, deixando o convite à comunidade.
Num âmbito mais pessoal, André Pires, distinguido no passado sábado, dia 12, pela APTN (Associação Portuguesa de Técnicos de Natação) com o prémio de Treinador do Ano – Formação, sublinhou a dedicação que os treinadores têm à equipa: “É preciso abdicar de muita coisa, principalmente do tempo com a família”, confessou, referindo os desafios de gerir o gosto pelo desporto com a vida pessoal.