No passado sábado, dia 30 de setembro, as piscinas municipais de Felgueiras foram palco da apresentação dos escalões de formação e da equipa sénior do FOCA em polo aquático. O evento foi marcado não só pela celebração do bom desempenho desportivo da época passada, mas também pelo sonho de construir uma piscina olímpica em Felgueiras.
Cristóvão Ribeiro, presidente da Direção do FOCA, destacou a importância do evento: “Temos a apresentação de quatro escalões, sub-12, sub-14, sub-16 e séniores. Estamos com uma massa de atletas bastante significativa e já fizemos também algumas captações. O objetivo principal da Direção do FOCA é garantir que não falte nada às modalidades.”
O polo aquático do FOCA, que teve uma época de excelentes resultados, com o primeiro lugar no torneio nacional de cadetes, o segundo lugar alcançado nos campeonatos nacionais de juvenis e o terceiro lugar nos infantis. É um clube em crescimento. Cristóvão Ribeiro elogiou o trabalho feito: “Por trás destes bons resultados, excelentes mesmo tendo em consideração a dimensão do nosso concelho, está um trabalho grande de todos.”
A participação ativa dos pais dos atletas tem sido fundamental para o crescimento do clube. Cristóvão Ribeiro agradeceu o empenho dos pais e a sua presença constante nas atividades do FOCA: “Vemos os pais sempre muito presentes. Isso também nos ajuda muito.”
O sonho de ter uma piscina olímpica em Felgueiras é uma realidade cada vez mais próxima para o FOCA. André Pires, treinador de polo aquático do FOCA, mencionou a importância desse objetivo: “Como treinador, considero fundamental termos uma piscina olímpica. Isso ajudaria no crescimento do clube e também seria benéfico para as escolas municipais. Alocar uma das piscinas para o clube e outra para as escolas facilitaria o desenvolvimento de ambas as vertentes, a parte desportiva e a parte de lazer.“
Cristóvão Ribeiro concordou com a necessidade da piscina olímpica e ressaltou a importância dos patrocinadores: “Se os técnicos e os atletas nos pedem mais, nós também temos que ter ‘massa’ para lhes poder dar resposta. Não é fácil. Hoje em dia o clube vive de patrocinadores, da receita por parte do RADA e das mensalidades dos atletas. Precisamos de muito mais para dar continuidade a este projeto.“
Com o sucesso crescente do polo aquático em Felgueiras, o FOCA continua a atrair novos atletas e a formar jogadores talentosos. André Pires revelou que, na próxima época, o clube contará com a participação de escalões desde os minis até aos séniores, estabelecendo-se como uma bandeira na região. Este crescimento reflete o empenho do clube em captar jovens talentos e proporcionar-lhes o ambiente ideal para o desenvolvimento desportivo.
Aos atletas, treinadores, e à direção, o Felgueiras Magazine deixa votos de uma excelente época desportiva. Que cada jogo seja uma celebração do desporto e do talento que floresce em Felgueiras!