Autor: Pedro Fonseca
Mestre em Economia | Diretor do Felgueiras Magazine
diretor@felgueirasmagazine.pt
Idães, no concelho de Felgueiras, está prestes a celebrar as suas tradicionais Festas em honra de Santa Maria de Idães, mesmo após a ausência de uma Comissão de Festas este ano. Determinadas em manter viva a tradição, um grupo de 13 mulheres juntou-se, há poucos dias, para organizar as festividades e assegurar que a devoção à padroeira seja celebrada.
“Somos um grupo de mulheres que está a lutar para conseguir fazer a nossa festinha em Honra da Padroeira! Infelizmente este ano não havia Comissão, e decidimos não deixar acabar as tradições da nossa linda freguesia!“, afirmou uma das mulheres envolvidas na organização das Festas, em declarações ao Felgueiras Magazine. “Vai ser difícil, pois só faltam 2 meses para a festa! Abrimos a nossa barraquinha de comes e bebes para a ajuda das despesas“, sublinhou.
A nova Comissão de Festas já iniciou as suas atividades para angariar fundos destinados à realização das Festas em honra de Santa Maria de Idães. A principal iniciativa é a “Barraquinha de comes e bebes“, que já se encontra em funcionamento. Para amanhã, sexta-feira, a ementa será composta por grelhados mistos, arroz de feijão com sardinhas e panados, e arroz de cabidela. No sábado, os visitantes poderão desfrutar de grelhados mistos, assado no forno e arroz de cabidela.
Todos aqueles que desejarem conhecer mais sobre as deliciosas opções gastronómicas disponíveis na “Barraquinha de comes e bebes” e acompanhar as atividades da Comissão de Festas, podem visitar a página de Facebook dedicada ao evento através do seguinte endereço: https://www.facebook.com/profile.php?id=100093076824874.
O Felgueiras Magazine compromete-se, desde já, a visitar a “Barraquinha de comes e bebes” das Festas em honra de Santa Maria de Idães. Reconhecemos e valorizamos o tempo e dedicação que são investidos pelos elementos das várias Comissões de Festas do concelho, que mantêm vivas as tradições. As romarias em Felgueiras deveriam ter mais apoios, não acham?