As festividades em honra de S. Pedro vão regressar a Santa Quitéria este fim de semana. Com organização da Confraria de Santa Quitéria, a decisão de trazer novamente parte das celebrações ao santuário “surge da necessidade de atender às centenas de peregrinos que vêm ao São Pedro a Santa Quitéria”, e da vontade “que o número de visitantes volte a aumentar”.
O programa festivo na Santa Quitéria vai incluir, no dia 29 de junho, missas e confissões no Centro Pastoral às 7h30 e às 9h00, bem como uma missa solene em honra de São Pedro às 12h30, no Santuário. Da parte da tarde, a Banda de Música de Felgueiras dará um concerto às 15h30, seguindo-se a procissão às 16h30.
Domingo, às 9h00, decorre uma missa solene no Santuário. Já depois do almoço, para animar os populares, há uma arruada de bombos na Alameda marcada para as 15h00. Para encerrar o programa, às 16h00, atua o Rancho Folclórico de St. º André.
Numa nota enviada à redação do Felgueiras Magazine, a Confraria revela que, desde “que o programa festivo passou na totalidade para o centro da cidade, começou a notar-se um decréscimo no número de visitantes e peregrinos”, exemplificando que “o ano passado, só de Baião, vieram 27 autocarros”, mas que em consequência da falta das “tradicionais barraquinhas de comes e bebes, o número de peregrinos diminuiu significativamente este ano, para “menos de metade”.
Com esta programação, a Confraria garante que, quem for à Santa Quitéria este fim-de-semana, não vai encontrar “apenas o Santuário e uma Alameda despida”.
A organização convida toda a população a passar pelas festas: “Contamos com a participação de todos, porque só assim faz sentido”, lê-se na nota enviada à nossa redação.