Alberto Caldas Afonso, natural de Felgueiras, foi nomeado presidente da recém-criada Comissão Nacional da Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente. A nomeação foi oficializada através de Despacho, assinado pela ministra da Saúde, Ana Paula Martins.
A nova Comissão surge com o objetivo de revitalizar e alargar as competências da anterior Comissão Nacional da Saúde Materna, da Criança e do Adolescente. A ministra da Saúde, no despacho, destacou a necessidade de “assegurar a continuidade do modelo e alicerces conceptuais” da antiga Comissão, enquanto se conferem novas amplitudes e representatividade multidisciplinar para enfrentar os “modernos e crescentes desafios” na área da saúde materno-infantil.
Alberto Caldas Afonso é diretor do Centro Materno-Infantil do Norte e possui um extenso percurso académico e profissional, incluindo uma licenciatura em Medicina com especialização em Nefrologia Pediátrica, além de várias formações complementares em gestão e liderança em saúde. O novo presidente da Comissão já ocupou cargos de destaque, como diretor do Serviço de Pediatria do Centro Hospitalar de S. João e presidente da Comissão Científica para as Boas Práticas Clínicas da Direção-Geral da Saúde.
Segundo o despacho, a Comissão funcionará na dependência direta do Gabinete da ministra da Saúde e deverá apresentar um relatório anual das suas atividades. Os membros da Comissão serão nomeados pelo presidente, com concordância da ministra, e poderão colaborar com peritos de entidades públicas ou privadas para o cumprimento da sua missão.
“A participação na Comissão não confere o direito a qualquer remuneração adicional, ressalvadas as ajudas de custo a que haja lugar nos termos legais,” lê-se no despacho. A Comissão terá um mandato de dois anos, renovável por iguais períodos, com apoio logístico e técnico providenciado pela Direção-Geral da Saúde.