As festas de S. Pedro deste ano decorreram entre os dias 28 e 30 de junho, e contaram com momentos de cultura, música e tradição que animaram felgueirenses e visitantes.
Sexta-feira, dia 28, foi o dia da esperada atuação de Rui Veloso na Avenida Dr. Leonardo Coimbra, e o concerto atraiu uma multidão, enchendo a avenida de fãs e curiosos. Após a música, um espetáculo piromusical iluminou o céu de Felgueiras, com “A Chave” de S. Pedro a brilhar no centro e a captar os olhares do público.
No sábado, as festividades começaram cedo com o tradicional Cortejo das Flores, que encheu as ruas de cor no percurso até ao monte de Santa Quitéria. A noite foi marcada pela atuação do rapper ProfJam, que apesar da chuva manteve uma audiência considerável.
Os DJs que animaram as noites de sexta e sábado também contaram com o apoio entusiástico do público, embora S. Pedro não tenha colaborado muito com a meteorologia.
O domingo incluiu as Marchas Populares em honra do padroeiro, que tiveram lugar no Estádio Dr. Machado de Matos. Foram nove os grupos locais participaram no evento. Cada grupo desfilou e apresentou a sua marcha, enchendo o estádio de alegria e tradição.
As festas culminaram com a atuação de Ruizinho do Acordeão, um artista da casa, que encerrou os eventos com chave de ouro. Em declarações ao Felgueiras Magazine, Ruizinho revelou que, “apesar das adversidades, correu muito bem”. Isto porque, aquando do seu espetáculo, estavam “mais de 3 mil pessoas no Estádio Dr. Machado de Matos a ver as Marchas Populares, portanto o público estava dividido”, além do facto de ser “domingo à noite e, ao outro dia, é dia de trabalho”. Contudo, Ruizinho afirma que “foi muito bom porque esteve casa praticamente repleta. O público aderiu desde o primeiro até ao último minuto.”