A Câmara Municipal a vontade de avançar com um monumento alusivo à indústria do calçado, seus empresários e trabalhadores.
Para o presidente da Câmara, Nuno Fonseca, num momento em que esta indústria passa por um momento mais frágil, entende que é o momento certo para mostrar a força daquela que foi e será sempre a maior referência do nosso concelho.
A indústria do calçado tem empregado milhares de pessoas ao longo das últimas décadas, sendo o principal sustento das nossas famílias.
O edil quer reconhecer o papel empreendedor de todos os nossos empresários, bem como daqueles que ao seu lado ajudaram a construir este património único, referindo-se aos incansáveis trabalhadores desta indústria do calçado.
Salienta que pretende constituir uma comissão plural, abrangente e independente que possa ajudar a definir o artista responsável pela execução do monumento escultórico, bem como a aprovar o estudo prévio do mesmo.
Quanto ao local para instalação do monumento, Nuno Fonseca refere, que muitas das vezes lhe sugeriram a implantação de uma obra deste tipo numa grande rotunda, no entanto o líder do executivo salienta que pela importância desta obra e daqueles que a representam, a mesma terá que ter um local mais emblemático na sede do concelho, pretendendo assim, que a mesma se fixe nas Portas da Cidade.
O prazo para a sua execução será de 12 a 16 meses.