Os centros históricos das vilas e cidades da região do Tâmega e Sousa, bem como as zonas de maior afluxo de turistas e visitantes, vão passar a estar cobertos por rede gratuita de internet sem fios de elevada qualidade.
A Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa (CIM do Tâmega e Sousa) lançou um concurso público internacional para a instalação de pontos de acesso a redes wi-fi nos locais de maior interesse turístico-cultural dos municípios que a integram, permitindo, assim, aos cidadãos que se deslocam a estes espaços públicos o acesso à internet, de forma gratuita, a partir dos seus dispositivos móveis. O aviso do concurso foi publicado em Diário da República, na passada sexta-feira, dia 4.
Com um investimento de cerca de 220 mil euros, a implementação desta solução vai permitir, por um lado, melhorar a experiência do turista na sua visita à região e, por outro, contribuir para uma gestão mais inteligente do destino turístico, ao disponibilizar um conjunto de ferramentas que permitem ajustar a oferta ao fluxo de turistas, acrescentando valor tanto para os turistas e visitantes, como para os agentes económicos, investidores, governança local e população em geral.
Este projeto, designado de “Tâmega e Sousa Wi-fi”, é mais um importante contributo para a consolidação da estratégia da CIM do Tâmega e Sousa para o setor do turismo, que engloba também outros projetos integrados com os seus municípios, e, consequentemente, para o trabalho que esta entidade tem vindo a desenvolver no sentido de tornar esta região cada vez mais atrativa e mais coesa económica, social e territorialmente.
O projeto “Tâmega e Sousa Wi-fi” resulta de uma candidatura, submetida pela CIM do Tâmega e Sousa ao Programa Valorizar, do Turismo de Portugal, I.P., no âmbito da linha de apoio à disponibilização de redes wi-fi.