O atual deputado felgueirense, eleito pelo Partido Social Democrata (PSD), Pedro Melo Lopes, está em 21º na lista de candidatos a deputados do PSD pelo Círculo Eleitoral do Porto às próximas eleições legislativas de 10 de março, estado por isso fora dos lugares elegíveis, pelo menos considerando as últimas sondagens.
Recorde-se que nas eleições legislativas de 30 de janeiro de 2022, Pedro Melo Lopes foi eleito deputado, e ocupava nessa altura o 9º lugar nas listas a deputados do PSD pelo Círculo Eleitoral do Porto. Nessas eleições, o PSD elegeu 14 deputados pelo distrito do Porto.
Já Elisa Rodrigues, também indicada para a listas de deputados pelo PSD Felgueiras, está ainda mais distante, ocupando o 33º lugar. Miguel Guimarães, independente e ex-bastonário da Ordem dos Médicos, encabeça a lista do PSD pelo Porto.
Na manhã desta quinta-feira, Pedro Melo Lopes expressou nas redes sociais alguma insatisfação com o seu lugar na lista. “A direção do PSD decidiu abdicar da minha participação como deputado na Assembleia da República relegando-me para um lugar claramente não elegível. Deixo a vida pública de consciência tranquila porque dei o meu melhor pelo país e pelo partido. Obrigado a todos os que me apoiaram nesta curta caminhada. Foi uma honra!”, lê-se numa nota do social democrata.
Felgueiras perde assim, nas próximas legislativas, pelo menos um dos seus deputados na Assembleia da República.
Contudo, e com esta situação, abre-se a possibilidade de Melo Lopes vir a liderar a lista do PSD à Câmara Municipal de Felgueiras nas próximas eleições autárquicas, previstas para setembro de 2025. Nesta fase, o PSD Felgueiras ainda procura um candidato à autarquia felgueirense.