A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Felgueiras associa-se ao Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância, uma iniciativa nacional que decorre ao longo do mês de abril, sob o lema “Serei o que me deres… Que seja Amor”, e no âmbito da qual vão ser desenvolvidas atividades ao longo de todo o mês de abril.
Este movimento, que se estende por vários países da Europa, visa envolver os felgueirenses na luta contra os maus-tratos infantis, “consciencializando a comunidade para o seu papel na prevenção dos mesmos, bem como, promover junto das famílias o exercício de uma parentalidade mais positiva, onde prevaleçam os afetos, sem recurso à violência verbal, física e psicológica”, lê-se numa nota enviada pela CPCJ de Felgueiras à nossa redação.
A instituição convida todas as entidades locais, escolas, IPSS’s, e a comunidade em geral, a juntarem-se a esta causa, participando nas atividades programadas e promovendo o diálogo sobre a prevenção dos maus-tratos na infância: “lançamos o desafio a todo/as, nomeadamente às entidades com competência em matéria de infância e juventude, a associarem-se à CPCJ de Felgueiras, no Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância, para que desenvolvam atividades diversificadas com as crianças e os jovens, ao longo do mês de abril, subordinadas a esta temática”.
O símbolo associado a esta causa é o Laço Azul, e por essa razão vão ser colocado alguns laços em pontos estratégicos do concelho, como o edifício da Câmara Municipal e rotundas principais, além da iluminação azul nos Paços do Concelho e no Santuário de Santa Quitéria.
A iniciativa engloba ainda a distribuição de materiais informativos e educativos, apresentação de vídeos, e exposições, em escolas, centros de saúde, e outros locais públicos.
Um dos pontos altos será a “Caminhada Azul Pela Prevenção dos Maus-Tratos na Infância”, agendada para 20 de abril, com ponto de encontro na Praça Vasco da Gama junto às instalações da CPCJ Felgueiras, pelas 14h30. A inscrição é gratuita e pode ser feita aqui. A instituição convida todos a participar: “Toda a comunidade está convidada. Veste uma t’shirt azul e participa!”, lê-se na nota enviada ao Felgueiras Magazine.
No dia 30 de abril, para assinalar o fim do Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância, a CPCJ de Felgueiras, em colaboração com a Comissão Nacional, vai organizar a formação de um Laço Azul Humano, marcado para as 10:30h em vários pontos do país, incluindo Felgueiras.