Autor: Pedro Fonseca
Mestre em Economia | Diretor do Felgueiras Magazine
diretor@felgueirasmagazine.pt
No passado dia 12 de julho, víamos contentores do lixo a transbordar em vários pontos da cidade de Felgueiras. As imagens falam por si. Fiz um direto desta situação para as redes sociais do Felgueiras Magazine. Pretendia fazer a narração do direto, mas devo confessar que não consegui. A revolta perante o cenário, em pleno centro da cidade, era muita. Uma “lixeira a céu aberto”.
Convém salientar que a situação repete-se com frequência, especialmente às segundas feiras, uma vez que ao domingo não há recolha de lixo e, ao sábado a recolha do lixo na cidade de Felgueiras faz-se mais cedo que o normal.
Tentei obter, junto da Câmara Municipal, uma reação ou explicação para esta situação. Mas até ao momento não obtive resposta.
Mas há algumas coisas que para mim, são claras:
- Há uma manifesta falta de civismo de muitos felgueirenses.
- Há também poucos contentores de lixo em algumas ruas do concelho.
- Perante a situação, questiono também se a empresa contratada pela Câmara Municipal para fazer a recolha do lixo está a cumprir o contrato? Se estiver, é preciso alterar o contrato, por forma a que não se verifiquem estas situações.
- E depois há também as questões das coimas, que não são aplicadas em Felgueiras. Diga-se que não é comum a aplicação de coimas em Portugal pela colocação de lixo fora dos locais próprios, mas há quem aplique: em 2019, por exemplo, foram instaurados 166 processos de contra-ordenação no Porto por infrações ao Regulamento Resíduos Urbanos e Limpeza do Espaço Público.
Ahh… muito importante: e é preciso fazer a Reciclagem. Muito do lixo encontrado junto dos contentores pode e deve ser reciclado. Precisamos todos de cuidar do nosso planeta!
Vamos todos fazer alguma coisa, mudar os comportamentos, adotar uma atitude mais cívica. Apenas juntos podemos fazer de Felgueiras um melhor local para viver.