O FC Felgueiras venceu, este domingo, o SC Covilhã por 2-0, com golos de Mike Moura e Bruninho, e garantiu o regresso à Liga Portugal 2, beneficiando do empate do Braga B. A equipa de Agostinho Bento foi superior em todos os capítulos do jogo e festejou, com exuberância, com os seus seiscentos adeptos que foram à Serra da Estrela, o regresso aos campeonatos profissionais 19 anos depois.
Das três possibilidades em aberto para o FC Felgueiras nesta última jornada da Liga 3, a mais desejada concretizou-se: assegurar a subida direta à Liga Portugal 2 em caso de vitória e de empate ou derrota do Braga B. A outra possibilidade passava pela participação no playoff de promoção caso vencessem e o Braga B também vencesse. A situação inversa, que manteria o Felgueiras na Liga 3, ocorreria se perdessem ou empatassem e o Lourosa ganhasse.
Perante estes cenários, a equipa do FC Felgueiras entrou em campo com determinação, impondo um ritmo ofensivo desde o início do jogo. Aos 4 minutos, João Santos criou o primeiro sinal de perigo, com um remate forte que obrigou o guarda-redes João Gonçalo a uma defesa espetacular. O SC Covilhã respondeu rapidamente, com Elijah Benedict a testar Bruno Pinto dois minutos depois. Contudo, a equipa visitante manteve a pressão, instalando-se no meio campo adversário e procurando o golo com insistência.
O primeiro golo surgiu aos 45 minutos, com um cabeceamento do capitão Mike Moura na sequência de um livre apontado por Landinho. Este golo não só garantiu uma justa vantagem ao intervalo como colocou o Felgueiras na posição desejada de promoção direta, já que o Braga B empatava a zero com o Atlético CP.
Na segunda parte, insatisfeito com a produção ofensiva da sua equipa, o treinador do SC Covilhã, Francisco Chaló, efetuou três substituições ao intervalo na tentativa de tornar o seu ataque mais efetivo. No entanto, o FC Felgueiras continuou a dominar o jogo, criando várias oportunidades para ampliar a vantagem. Aos 58 minutos, uma jogada construída por João Santos e Landinho quase resultou no segundo golo, mas Miguel Pereira falhou o desvio.
Aos 68 minutos, Bruninho aumentou a vantagem do Felgueiras com um remate de pé direito na área, após uma assistência de Miguel Pereira. Até ao final do jogo, a equipa do norte de Portugal manteve-se sólida e consistente, criando mais duas boas oportunidades para marcar, primeiro por Miguel Pereira aos 73 minutos e depois por Bruninho, cujo cabeceamento foi defendido por João Gonçalo.
Com o apito final, a explosão de alegria foi imediata, especialmente quando se confirmou o empate do Braga B. Os jogadores do Felgueiras festejaram com os seus adeptos, que viajaram até à Serra da Estrela para apoiar a equipa. Esta vitória não só garantiu a subida à Liga Portugal 2, mas também marcou o fim de uma longa espera de 19 anos para regressar aos campeonatos profissionais.
FICHA DE JOGO
SC COVILHÃ, 0 FC FELGUEIRAS, 2 (0-1 ao intervalo)
Liga 3
Fase Apuramento Campeão
Jornada 14
Estádio Municipal José dos Santos Pinto
Árbitro: Bruno Rebocho
Árbitros assistentes: Ricardo Azevedo e Ricardo Luz
Quarto árbitro: Luís Máximo
SC COVILHÃ: João Gonçalo, Tiago Moreira (Cap.), Pedro Casagrande, Nuno Tomás, Michel Camargos (João Vasco, 46’), Zé Tiago, Afonso Valente (Mário Borges, 77’), Renato Soares, Chico Cardoso (João Traquina, 46’), Monsuru Opeyemi (Gildo Lourenço, 46’), Elijah Benedict (Jose Pereira, 85’).
Suplentes não utilizados: Makaridze, Isaac Monteiro, Bruno Figueiredo, Rodrigo Ferreira.
Treinador: Francisco Chaló
Disciplina: cartão amarelo para Monsuru Opeyemi (31’), Michel Camargos (44’).
FC FELGUEIRAS: Bruno Pinto, Mike Moura (Cap.), Rui Rampa, Afonso Silva, Edwin Banguera, Domingos Andrade, Ktatau (Ivo Lemos, 81’), Landinho, Miguel Pereira (Léo Cá, 74’), João Santos (Pedro Rosas, 80’), Feliz Vaz ( Bruninho, 62’).
Suplentes não utilizados:Vitor São Bento, Cássio Luís, Taka, Carlos Eduardo, Gabi Pereira.
Treinador: Agostinho Bento
Disciplina: cartão amarelo para Miguel Pereira (39’), Domingos Andrade (61’), Léo Cá (88’).
Golos: 0-1 (Mike Moura, 45’), 0-2 (Bruninho, 68’),
Homem do jogo: Mike Moura (FC Felgueiras).