fbpx

Pub

o seu negócio merece uma loja online (2)

Felgueiras recebe workshop sobre violência doméstica

Unidas retoma ciclo de workshops no Auditório Municipal de Felgueiras.
violência doméstica 2

A Unidas – Rede Intermunicipal de Apoio à Vítima do Douro, Tâmega e Sousa, serviço coordenado pela Comunidade Intermunicipal (CIM) do Tâmega e Sousa, retoma, no próximo dia 21, o seu ciclo de workshops subordinado à temática da violência doméstica. Designado de “A conversar podemos eliminar a violência”, este ciclo, que entra este ano na sua terceira edição, tem agendada a sua próxima ação, que terá como foco a capacitação e empoderamento das vítimas de forma a reduzir a reincidência, para o dia 21 deste mês, às 13h30, no Auditório Municipal de Felgueiras.

No que concerne à reincidência, existem várias razões para uma vítima se manter numa relação violenta e ser, por esse motivo, considerada como reincidente neste tipo de relacionamento abusivo. Entre essas razões estão o facto de as vítimas não reconhecerem o comportamento do/a companheiro/a como violento, terem a expectativa que, com o tempo, estes/as mudem de comportamento ou por quererem continuar a investir no relacionamento, seja por dependência emocional, dificuldade em aceitar que a relação não resultou e/ou dependência económica e financeira.

Nesse sentido, pretende-se com este workshop identificar e interpretar os principais fatores que levam uma vítima a manter-se numa relação violenta e dar a conhecer estratégias de empoderamento que lhe permitam reduzir e evitar a reincidência.

O workshop contará com as intervenções de Célia Isabel Lima Ferreira, Professora da Universidade Lusófona do Porto, de Pedro Silva, Psicoterapeuta e Head Coach Boxing da Skills Academy, e de Mariana de Sousa Monteiro, Dinamizadora do Grupo “Mulheres e Mães de Coragem” do Município de Lousada. A sessão será moderada por Liliane Queirós, Conselheira Local para a Igualdade do Município de Felgueiras.

Dirigido aos técnicos das estruturas municipais de atendimento às vítimas da região, este ciclo de workshops é também aberto a entidades com competência em matéria de infância e juventude – saúde, educação, justiça, serviço social, IPSS, associações, CPCJ –, bem como aos demais profissionais que trabalhem com intervenção na área da violência doméstica.

A participação no seminário é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia até ao dia 18. Os interessados podem inscrever-se no sítio da internet da CIM do Tâmega e Sousa, acessível em www.cimtamegaesousa.pt. O programa pode ser consultado aqui.

De referir que este ciclo de workshops vem dar continuidade ao trabalho que tem vindo a ser desenvolvido neste domínio pela CIM do Tâmega e Sousa, entidade coordenadora da Unidas – Rede Intermunicipal de Apoio à Vítima do Douro, Tâmega e Sousa, a primeira rede intermunicipal a ser constituída no nosso país e que está em funcionamento desde abril de 2021.

Sobre a UNIDAS – Rede Intermunicipal de Apoio à Vítima do Douro, Tâmega e Sousa

Em funcionamento deste abril de 2021, a UNIDAS – Rede Intermunicipal de Apoio à Vítima do Douro, Tâmega e Sousa é uma rede constituída por 11 estruturas de atendimento a vítimas de violência doméstica, uma por cada município do Douro, Tâmega e Sousa, que prestam um serviço especializado, confidencial e gratuito a vítimas de violência doméstica, assegurando-lhes apoio social, psicológico e jurídico. Além destes apoios, estas estruturas disponibilizam também uma resposta especializada de apoio psicológico para crianças e jovens vítimas de violência, um mecanismo que é também um importante contributo na interrupção dos ciclos de violência.

Além do apoio às vítimas, a UNIDAS faz ainda a articulação com as entidades parceiras outorgantes do Protocolo para Territorialização da Rede Nacional de Apoio às Vítimas de Violência Doméstica, tendo em vista uma maior proximidade e eficácia da intervenção e do trabalho em rede.

A UNIDAS destina-se a vítimas de violência (crianças, jovens, adultos e idosos) e a pessoas que procurem informação neste âmbito, residentes ou não nos concelhos da região do Douro, Tâmega e Sousa. Este apoio pode ser prestado em qualquer uma das 11 estruturas de atendimento da rede UNIDAS, independentemente do concelho de residência da vítima ou da pessoa que o procure.

De abril de 2021 a dezembro de 2023, foram 2079 as vítimas acompanhadas pela Unidas, 281 delas crianças e jovens. No mesmo período, a Unidas realizou um total de 13.922 atendimentos a vítimas de violência doméstica, dos quais 2541 foram crianças e jovens.

Facebook
Email
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Recomendado Para si

OFERTAS DE EMPREGO

No Content Available

Pub

Breves de Felgueiras

Disponível no Google Play

Envolva-se com o Felgueiras Magazine

Subscreva a nossa Newsletter​

Receba semanalmente no seu endereço de e-mail as últimas notícias de Felgueiras e da região.

Envolva-se com o Felgueiras Magazine

1111

Subscreva a nossa Newsletter​

Receba semanalmente no seu endereço de e-mail as últimas notícias de Felgueiras e da região.

2222

Partilhe as suas ideias, dicas ou opiniões…

Ajude-nos a fazer um trabalho cada vez melhor!

33

Colabore com o Felgueiras Magazine

Gosta de escrever, ou de fotografia ou de vídeo...

44

Anuncie no Felgueiras Magazine

Para além de promover a sua empresa, ajuda este projeto, feito por felgueirenses para Felgueiras!

felgueiras magazine Logo

Pub

Sabia que o Felgueiras Magazine tem um departamento de Marketing Digital?

– Criamos o seu site ou Loja Online com Design Inovador
– Gestão de Redes Sociais para Ampliar Seu Alcance
– SEO para Posicionar Sua Marca no Google
– Design Gráfico Criativo que Capta Atenção
– Vídeo e Fotografia para Histórias Memoráveis

Pub

Sabia que o Felgueiras Magazine tem um departamento de Marketing Digital?

– Criamos o seu site ou Loja Online com Design Inovador
– Gestão de Redes Sociais para Ampliar Seu Alcance
– SEO para Posicionar Sua Marca no Google
– Design Gráfico Criativo que Capta Atenção
– Vídeo e Fotografia para Histórias Memoráveis