Felgueiras será palco amanhã, sábado, de duas classificativas decisivas do Vodafone Rally de Portugal, que neste ano celebra a sua 57.ª edição. Os competidores enfrentarão o desafiante percurso de Santa Quitéria nas classificativas SS11 e SS20, marcadas para as 08h05 e 14h35, respetivamente.
Este segmento do rally, conhecido pela sua exigência técnica e beleza natural, é um dos pontos altos do Rally que atravessa o Centro e Norte de Portugal desde quinta-feira. Com um total de 69 equipas inscritas, a competição tem despertado grande interesse tanto a nível nacional como internacional.
A segurança é uma prioridade máxima para os organizadores do evento, com a colaboração estreita entre o Automóvel Club de Portugal e a Guarda Nacional Republicana, que fizeram um apelo comum para garantir todas as condições de segurança.
“O nosso rali é uma referência mundial em termos de segurança e queremos que assim continue. Pedimos aos adeptos que vão estar nos troços que respeitem todas as indicações da GNR e dos comissários da prova, e que assistam ao rali unicamente nas zonas destinadas ao público, que foram pensadas para garantir todas as condições de acessibilidade e segurança. Só assim conseguiremos garantir o normal desenrolar da prova”, realçou Horácio Rodrigues, o diretor do Vodafone Rally de Portugal.
A GNR, através da tenente-coronel Mafalda Almeida, confirmou a importância da colaboração dos espectadores. “Será um dos pilares fundamentais para o sucesso desta operação. Temos uma operação complexa, que exigiu um grande planeamento da nossa parte, e queremos garantir a segurança de todos os espectadores e intervenientes no evento. Teremos condições atmosféricas adversas, com temperaturas elevadas e tempo seco. Como estamos em zonas florestais, reforçamos o apelo à colaboração de todos, também para a prevenção de incêndios”, afirmou a Chefe da Divisão de Comunicação e Relações-Públicas da GNR.
Saiba onde assistir ao Rally no troço de Sta. Quitéria em segurança!
ZE 17 - KM 0,08/0,45
Esta zona localizada no início da classificativa permite assistir ao arranque e ainda à descida inicial que termina num gancho à esquerda. A falta de árvores e um anfiteatro artificial permite aos espectadores uma boa visibilidade.
ZE 18 - KM 0,77/1,13
Zona de visibilidade limitada em que o público pode acompanhar os concorrentes num gancho a descer à direita e numa sequência de curvas onde os carros da frente poderão exibir toda a sua potência na abordagem ao percurso.
ZE 19 - KM 1,62/1,80
Esta zona espetáculo encontra-se na travessia de alcatrão após a descida do Santuário de Santa Quitéria. A visibilidade não é muito ampla, mas os espetadores poderão assistir a uma sequência de zonas rápidas antes do percurso entrar novamente na floresta.
ZE 20 - KM 4,31/4,45
Na última zona da classificativa de Felgueiras, os concorrentes abordam uma longa curva à direita que os espetadores poderão acompanhar do lado interior da mesma. A visibilidade é limitada mas o espetáculo está obviamente garantido.
ZE Para pessoas com mobilidade reduzida
Alameda Nova de Sta. Quitéria.
Onde estacionar para ver o Rally? Estes são os 3 parques disponíveis!
P1
GPS – 41°22’18.9”N 8°11’54.5”W (clique AQUI para visualizar no Google Maps)
Dr. Luís Gonzaga Fonseca Moreira — Felgueiras
P2
GPS – 41°22’52.2”N 8°11’51.9”W (clique AQUI para visualizar no Google Maps)
Rua Fonseca Moreira — Sendim
P3
GPS – 41°23’50.2”N 8°13’16.7”W (clique AQUI para visualizar no Google Maps)
Campo de Jogos de Serzedo – Rua de St. André.