O Município de Felgueiras marcou presença na 41ª edição da Feira Agrícola do Vale do Sousa – Agrival, no passado dia 20, em Penafiel, no stand da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa (CIM-TS).
Estiveram em destaque promocional a degustação, em harmonização, de Vinhos de Felgueiras e de Pão de Ló de Margaride e o Artesanato ao vivo, mais precisamente o Calçado Manual, Bordado Terra de Sousa e Rendas de Filé.
Na componente musical, a artista Marta Vaz do Projeto Cultural “Circulo das Artes”, representou Felgueiras.
A vereadora Rosa Pinto representou o município na abertura da Agrival 2022 e Fernando Fernandes, vice-presidente da Câmara Municipal, esteve presente no dia 20 de agosto, o dia de Felgueiras na Feira.
Fernando Fernandes salientou “a resiliência e o sucesso dos empresários Felgueirenses não apenas no Calçado, mas noutros setores de atividade como é o caso do agroalimentar, pois o concelho é o maior produtor e exportador de Vinho Verde (exportando para mais de 30 países), e o maior produtor e exportador nacional de Kiwi e de Espargos verdes“. O autarca evidenciou a importância identitária e económica do Pão de Ló de Margaride, a arte singular dos artesãos (do calçado manual, do bordado Terra de Sousa e das rendas de Filé) e o talento dos jovens felgueirenses, como é um excelente exemplo a Marta do projeto “Circulo das Artes”, que representou Felgueiras no evento.
Do Artesanato estiveram presentes com trabalho ao vivo, nas Rendas de Filé, Elizabete Soares, no Calçado Manual, José Marinho e dos Bordados Terra de Sousa, Emília Magalhães da Casa do Risco.
Nas provas de Vinho e Doçaria, as harmonizações foram promovidas pela Quinta da Lixa e Fábrica e Pão de Ló de Margaride; David Vinhos e Helena Gonçalves e Terras de Felgueiras e Pão de Ló de Margaride António Lopes.