A Câmara Municipal de Felgueiras, em parceria com a Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, apresentou a peça de teatro “Terra da Igualdade”, dirigida aos alunos e alunas dos 3.º e 4.º anos do primeiro ciclo.
Com sessões descentralizadas pelo concelho, a peça, protagonizada pela companhia Jangada Teatro, trouxe uma mensagem clara sobre igualdade de género e de direitos.
Durante a iniciativa, a vereadora da Ação Social e Saúde, Rosa Maria Pinto, distribuiu um livro que aborda a temática e mencionou que “é importante sensibilizar os mais novos para preconceitos atuais que temos de combater”. Rosa Maria Pinto realçou ainda que esta ação “vem complementar um conjunto de atividades dirigidas a diferentes faixas etárias que têm vindo a ser promovidas, no âmbito da sensibilização para a igualdade, e inseridas no Plano Municipal para a Igualdade e Não Discriminação”.
A história da peça apresentada é contada por várias personagens identitárias que saem dos seus concelhos de origem para procurar a terra da igualdade. Perdidas na sua busca interior, todas acabam por ir parar ao atelier de um pintor famoso. No seu percurso, acabam por perceber que só elas podem criar a terra que tanto almejam. Para isso, terão de destruir o preconceito que cada uma criou no seu interior.
Esta é uma iniciativa que contribui para o cumprimento do quinto objetivo de desenvolvimento sustentável (ODS 5), relativo à igualdade de género.