Os dez detidos no passado domingo (sete homens e três mulheres), por tráfico de estupefacientes e posse ilegal de arma, nos concelhos de Felgueiras e Amarante, foram hoje presentes ao Tribunal de Instrução Criminal de Penafiel. A dois dos detidos foi-lhes aplicada a medida de coação de prisão preventiva, a outro prisão domiciliária, com pulseira eletrónica, e aos restantes sete a medida de coação de termo de identidade e residência e ainda proibição de contactos.
Recorde-se que a detenção foi feita o âmbito de uma investigação de combate ao tráfico e ao consumo de produtos estupefacientes da GNR, que teve a duração de cerca de três anos, onde possível apurar-se que os suspeitos agiam de forma organizada, com o objetivo de comercializar o produto estupefaciente ao consumidor final. Foi possível apurar ainda que as referidas substâncias eram adquiridas no concelho de Felgueiras e que eram distribuídas por Amarante, Vila Real e Peso da Régua.
No decorrer das diligências de investigação os militares da Guarda realizaram 14 buscas domiciliárias e 12 em veículos, que culminaram na detenção dos dez suspeitos e na apreensão do seguinte material:
- 291 doses de cocaína;
- 123 doses de heroína;
- 42 doses de haxixe;
- 11 viaturas;
- Seis balanças de precisão;
- 20 telemóveis;
- Diversas munições;
- 13 mil euros em dinheiro.