fbpx

Pub

o seu negócio merece uma loja online (2)

Felgueiras poderá vir a ter dois deputados na Assembleia da República

Situação depende de um conjunto de fatores, mas existe essa possibilidade. António Faria (PS) e Leonel Costa (PSD) fazem o balanço destas eleições.
eleições legislativas

É hora de balanço. As eleições legislativas do passado domingo ditaram uma vitória do Partido Socialista, no país, no distrito do Porto e no concelho de Felgueiras. No que respeita a Felgueiras, nenhum dos candidatos felgueirenses a deputado foi eleito. Apenas Leonel Costa e António Faria, candidatos pelo PSD e pelo PS, respetivamente, poderiam ter algumas possibilidades de serem eleitos diretamente, algo que não se sucedeu.

Balanço positivo para o Partido Socialista

António Faria faz um balanço muito positivo dos resultados eleitorais. “Foi com muito orgulho que representei Felgueiras como candidato do Partido Socialista no Distrito do Porto. Foram dias duros, mas compensatórios pelo contato que fomos mantendo com as pessoas. O resultado para Felgueiras foi excelente. O Partido Socialista venceu em 28 das 32 freguesias. Ficou acima da média distrital e nacional. Foi o reconhecimento do excelente trabalho que se tem feito pelo País e mesmo em Felgueiras a nível local”, referiu o candidato em declarações ao Felgueiras Magazine.

A presença de António Faria no Parlamento avizinha-se difícil, uma vez que apenas foram eleitos 17 deputados pelo PS no círculo eleitoral do Porto, e António Faria estava apenas em 29º lugar da lista de candidatos. Essa não é uma situação que preocupe António Faria, pois “o principal objetivo está cumprido, que era vencer e ter um dos melhores resultados do distrito para podermos agora, enquanto Felgueiras, reivindicar apoios junto do poder central. Para mim Felgueiras estará sempre em primeiro lugar. Quanto à possibilidade de vir a ser chamado, será difícil, mas teremos que aguardar”, concluiu António Faria.

António Faria
António Faria
leonelcosta
Leonel Costa
PSD “recuperou bastante relativamente às iniciais intenções de voto”, diz Leonel Costa

Os 20% de votos que as sondagens chegaram a dar ao PSD poucos dias antes do início da campanha eleitoral não se verificaram. “A nível nacional, se tivermos em conta que a linha de partida para a campanha eleitoral apontava para um resultado catastrófico para o PSD, pode-se retirar a ilação de que recuperou bastante, quase 10 % relativamente às iniciais intenções de voto”, afirmou Leonel Costa. Para o candidato o “PSD esteve demasiado tempo adormecido (ou passando essa sensação) e sem demonstrar as suas ideias enquanto oposição e alternativas para a governação. Mas quando os responsáveis do partido começaram a dar a cara e a mostrar o que o PSD tem a dar ao país, ficou até a sensação que «mais duas semanas de campanha e quem sabe o PSD pudesse vencer novamente as eleições legislativas»”. Leonel Costa atribui parte da culpa do mau resultado do PSD em Felgueiras à conjuntura nacional que favoreceu o Partido Socialista, afirmando, contudo, que o “resultado do PSD em Felgueiras foi superior à média nacional e distrital”, mas que a “a queda em relação ao resultado de 2015 foi abrupta”, concluindo que “independentemente de qualquer fator, os resultados, quer a nível nacional, quer local, estiveram muito aquém daquilo que deveria ser a força do PSD. O potencial do PSD mantém-se, mas agora é hora de análise e reflexão interna. Há umas autárquicas daqui a dois anos e o momento de as começar a preparar é já”.

Pode Felgueiras vir a ter deputados nesta legislatura?

Para que António Faria marque presença na Assembleia da República será necessário que 13 dos 17 deputados eleitos nas listas do Partido Socialista no distrito do Porto abandonem os seus lugares na Assembleia da República (como já referimos, António Faria estava em 29º lugar). É difícil, mas não impossível. Dos 17 deputados eleitos, há 5 que foram Ministros ou Secretários de Estado do anterior governo de António Costa, e é provável que continuem a fazer parte do novo governo, abrindo lugares vagos para novos deputados. Há ainda nomes nos deputados eleitos do PS pelo Porto que têm sido avançados como ministeriáveis, como é o caso de Rosário Gamboa, antiga presidente do Instituto Politécnico do Porto (IPP). Ao longo dos 4 anos da legislatura, é provável que alguns deputados renunciem ao mandato e outros que, em eventuais remodelações do governo, venham a ser nomeados como Ministros ou Secretários de Estado.

Não será fácil, está dependente de um conjunto de fatores, mas possibilidade de António Faria ocupar um lugar no Parlamento existe. Poderá ser uma questão de tempo.

Já Leonel Costa parece estar mais perto de ocupar um lugar na Assembleia da República. O candidato encontrava-se em 17º lugar na lista do PSD pelo círculo eleitoral do Porto, e o PSD elegeu 15 deputados. Basta que dois dos deputados eleitos renunciem ao lugar para que Leonel Costa assuma o lugar no Parlamento. Um desses lugares poderá ser o de Rui Rio. Caso abandone a presidência do PSD (ou perca umas eventuais eleições internas), Rui Rio já deu a entender que não ocupará o seu lugar de deputado…

Facebook
Email
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Recomendado Para si

OFERTAS DE EMPREGO

No Content Available

Pub

Breves de Felgueiras

Disponível no Google Play

Envolva-se com o Felgueiras Magazine

Subscreva a nossa Newsletter​

Receba semanalmente no seu endereço de e-mail as últimas notícias de Felgueiras e da região.

Envolva-se com o Felgueiras Magazine

1111

Subscreva a nossa Newsletter​

Receba semanalmente no seu endereço de e-mail as últimas notícias de Felgueiras e da região.

2222

Partilhe as suas ideias, dicas ou opiniões…

Ajude-nos a fazer um trabalho cada vez melhor!

33

Colabore com o Felgueiras Magazine

Gosta de escrever, ou de fotografia ou de vídeo...

44

Anuncie no Felgueiras Magazine

Para além de promover a sua empresa, ajuda este projeto, feito por felgueirenses para Felgueiras!

felgueiras magazine Logo

Pub

Sabia que o Felgueiras Magazine tem um departamento de Marketing Digital?

– Criamos o seu site ou Loja Online com Design Inovador
– Gestão de Redes Sociais para Ampliar Seu Alcance
– SEO para Posicionar Sua Marca no Google
– Design Gráfico Criativo que Capta Atenção
– Vídeo e Fotografia para Histórias Memoráveis

Pub

Sabia que o Felgueiras Magazine tem um departamento de Marketing Digital?

– Criamos o seu site ou Loja Online com Design Inovador
– Gestão de Redes Sociais para Ampliar Seu Alcance
– SEO para Posicionar Sua Marca no Google
– Design Gráfico Criativo que Capta Atenção
– Vídeo e Fotografia para Histórias Memoráveis