A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Felgueiras, à semelhança de anos anteriores, associa-se ao Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância 2025, a decorrer no mês de abril em todo o país, sob o lema “Serei o que me deres… Que seja Amor”.
Ao longo de um mês, a CPCJ vai promover um conjunto de iniciativas que têm como objetivo “tornar visível o interesse comum das entidades e instituições do concelho de Felgueiras relativamente à problemática dos maus tratos na infância, seja de que natureza forem, consciencializando a comunidade para o seu papel na prevenção dos mesmos, bem como promover junto das famílias o exercício de uma parentalidade mais positiva, onde prevaleçam os afetos, sem recurso à violência verbal, física e psicológica”, lê-se numa nota enviada pela instituição à redação do Felgueiras Magazine.
A CPCJ deixa o desafio às diversas entidades do concelho relacionadas com matérias de infância e juventude a associarem-se a este Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância, “para que desenvolvam atividades diversificadas, com crianças e jovens, ao longo do mês de abril, subordinadas a esta temática”, propondo que os estabelecimentos de ensino coloquem laços azuis e que as famílias façam as atividades propostas no Calendário dos Afetos da CPCJ.
O símbolo associado a esta causa é o Laço Azul, inspirado na Campanha do Laço Azul iniciada em 1989 nos E.U.A. por Bonnie Finney e, por essa razão, vão ser colocados alguns laços em pontos estratégicos do concelho, como o edifício da Câmara Municipal e rotundas principais, além da iluminação azul nos Paços do Concelho, nas Juntas de Freguesia ou no Santuário de Santa Quitéria.
Ao longo de todo o mês vão ser desenvolvidas várias atividades, desde a leitura de livros sobre a prevenção dos maus tratos na infância, distribuição de flyers, calendário dos afetos e laços azuis, bem como uma ação de sensibilização juntos dos automobilistas no dia 29 de abril.
Um dos pontos altos será a II Caminhada Azul Pela Prevenção dos Maus-Tratos na Infância, com concentração junto à Igreja Nova da Lixa, pelas 14h30. A inscrição é gratuita e obrigatória podendo ser feita aqui. “Toda a comunidade está convidada. Veste uma t-shirt azul e participa!”, convida a CPCJ de Felgueiras.
No dia 30 de abril, para assinalar o fim do Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância, a CPCJ de Felgueiras, em colaboração com a Comissão Nacional, vai organizar a formação de um Laço Azul Humano, marcado para as 10h30 em vários pontos do país, incluindo Felgueiras.