No âmbito do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar, promovido pela Câmara Municipal de Felgueiras e pela Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa arranca o ciclo de tertúlias dirigido a pais, mães, encarregados de educação, alunos, docentes, técnicos de intervenção na área da educação e comunidade em geral, avança a autarquia em comunicado publicado no site do Município.
O Professor José Eduardo Pinto da Costa, Professor universitário, médico e antigo diretor do Instituto de Medicina Legal é o primeiro orador convidado, desenvolvendo o tema “Como sobreviver à Adolescência”, numa sessão que se realiza no dia 17 de janeiro, pelas 20h00, no auditório da Biblioteca e Arquivo Municipal de Felgueiras.
Pretende-se com esta iniciativa promover a reflexão acerca dos riscos e desafios inerentes à adolescência e que estratégias poderão ser eficazes para o desenvolvimento biopsicossocial dos jovens. Além disso, pretende-se ainda refletir e reforçar o conhecimento para identificação precoce de consumos de substâncias ilícitas e estratégias para orientar/apoiar os jovens para estilos de vida saudáveis.
Reconhecendo o potencial da Educação como motor de transformação social, estas iniciativas integram a prioridade estratégica de parceria entre a família e a escola como fator preditor de sucesso escolar. A atividade Grupo Partilha de Pais pretende fomentar a colaboração entre a escola, família e comunidade, como fator promotor de autoestima, atitudes positivas face à escola, à aprendizagem, à realização pessoal dos educandos.