A Coloplast, empresa líder em cuidados de saúde íntimos, anunciou um investimento de cerca de 100 milhões de euros para a construção de sua maior unidade industrial em Felgueiras. Com previsão de início das operações em 2026, a fábrica planeia empregar mais de mil pessoas na unidade fabril de Felgueiras.
O novo local de produção, em Felgueiras, fabricará cateteres intermitentes da Coloplast, utilizados por pessoas que sofrem de retenção urinária, como pessoas com lesões na medula espinhal ou espinha bífida, que são incapazes de esvaziar a bexiga. Com o novo local, a Coloplast pretende atender à crescente procura global por cateteres intermitentes, com ênfase na Europa, que é o maior mercado da empresa, representando cerca de 60% das suas vendas totais. Apesar de a Europa ser um mercado mais maduro, a Coloplast continua a ver uma forte procura pelos seus cateteres intermitentes, com um crescimento contínuo acima do mercado.
“Escolhemos Portugal como destino para o nosso próximo local de produção por várias razões. O mais importante é que Portugal possui mão-de-obra qualificada e altamente treinada com um nível salarial atrativo. Também é importante que Portugal esteja na Europa, onde atendemos a maioria dos nossos clientes hoje e onde mais e mais pessoas precisarão dos nossos produtos nos próximos anos. Este destino permite-nos diversificar a nossa pegada de fabrico na Europa, que atualmente está concentrada na Hungria. Finalmente, o país tem uma grande oferta de eletricidade renovável e a ambição de se tornar neutro em carbono até 2050, apoiando assim a nossa ambição de sustentabilidade“, diz Allan Rasmussen, Vice-Presidente Executivo de Operações Globais.
A ambição de crescimento orgânico a longo prazo da Coloplast, de 8-10% ao ano, exige que a empresa estabeleça um novo local de produção a cada dois ou três anos para atender à crescente procura. A Coloplast possui uma rede global de produção com locais de grande volume na Hungria, China e Costa Rica, produção especializada nos EUA, França, Alemanha, Suécia e Islândia, bem como uma planta de inovação e piloto na Dinamarca. O novo local em Portugal terá 30.000 m2, sendo o maior local da Coloplast até à data, e espera-se que esteja operacional a partir de 2026.
A história da Coloplast começa em 1954. A sua atividade inclui cuidados em ostomia, cuidados em continência, urologia intervencional e tratamento de feridas e cuidados da pele. Está presentes em todo o mundo, com mais de 16 mil funcionários.
Plano Global de Operações 6
A nova fábrica em Felgueiras faz parte do Plano Global de Operações 6 (GOP6) da Coloplast ‘Fit for Future’. Como os anteriores Planos Globais de Operações, o GOP6 continua a focar-se em operações eficientes através de várias faixas e iniciativas diferentes. O objetivo é apoiar o crescimento futuro da empresa e o desenvolvimento da rentabilidade e permitir à Coloplast atingir uma margem EBIT de longo prazo acima de 30%.
Este investimento da Coloplast em Felgueiras junta-se assim ao investimento da SOMFY, anunciado em março deste ano, e que vai criar 800 postos de trabalho em Felgueiras, numa nova unidade fabril na Zona Industrial do Alto das Barrancas.