A Câmara Municipal de Felgueiras assinou ontem, dia 4 de janeiro, o Auto de Consignação para a construção de 30 quilómetros adicionais de rede de saneamento e abastecimento de água. Este projeto, parte integrante do Plano Municipal de Saneamento 20/30, representa um investimento superior a 3 milhões de euros.
A cerimónia de assinatura ocorreu no Auditório da Câmara Municipal, e marcou o início de uma empreitada que verá a execução de cerca de 28 km de rede de saneamento e mais de 4 km de rede de abastecimento de água durante o ano corrente. A adjudicação, decorrente de um concurso público internacional de 11 lotes, foi feita a 6 empresas.
Nuno Fonseca, presidente da Câmara Municipal, destacou a importância deste plano que, desde o seu início em 2020, já permitiu a extensão da rede de saneamento a mais 2.550 residências, beneficiando diretamente 6.350 habitantes de Felgueiras. “Este procedimento representa um aumento de 5% na taxa de cobertura de saneamento”, afirmou.
. A execução das empreitadas permitirá que 1146 habitações se liguem à rede de saneamento e 157 habitações à rede de abastecimento de água, beneficiando mais de 3 mil habitantes no caso do saneamento e cerca de 400 habitantes no caso da água.
Ricardo Freitas, vereador das Infraestruturas Urbanas, enfatizou a estratégia por trás deste investimento, que “visa cumprir o acordo feito com as juntas de freguesia com vista a alargar a cobertura de saneamento e água às 32 freguesias. Nesse sentido está em fase de conclusão um novo concurso público que irá abranger as freguesias que ainda não foi possível contemplar no procedimento hoje adjudicado”.