Felgueiras celebra o Dia Mundial do Turismo com uma inovação sustentável. O município introduziu marcadores de livro digitais, uma alternativa ecológica aos tradicionais roteiros turísticos em papel, promovendo assim práticas mais verdes na comunicação da oferta turística.
Os marcadores estão a ser distribuídos em empreendimentos turísticos, alojamentos locais, restaurantes e locais de visita turística. Equipados com um QrCode, oferecem aos turistas acesso rápido e fácil a informações detalhadas através do portal oficial de turismo de Felgueiras.
Nuno Fonseca, presidente da Câmara Municipal, vê esta iniciativa como um passo significativo para a sustentabilidade. “Esta é uma boa prática para a sustentabilidade, desmaterializando significativamente a promoção e a informação turística de Felgueiras,” afirmou. Vincou ainda a importância desta inovação no contexto das transições climática e digital, alinhando-se com a Agenda 2030 e os objetivos estratégicos da União Europeia.
Joel Costa, vereador do turismo, destacou os benefícios práticos e ambientais da iniciativa. “A partilha de informação desmaterializada é não apenas sustentável, mas também muito mais completa e interativa,” disse. Joel Costa sublinhou que a medida não só satisfaz a preferência dos visitantes por informações digitais, mas também fortalece a ligação entre o turismo e o comércio local.
O marcador já tem vindo a ser usado pelo município em feiras nacionais e internacionais, para grupos de turistas e entrega na Loja Interativa de Turismo, em substituição dos roteiros turísticos em papel, como foi exemplo a entrega ao grupo de cerca de 1500 jovens que nos visitaram no âmbito das Jornadas Mundiais da Juventude.