Felgueiras dispõe, desde ontem, domingo, de mais um espaço que retrata a cultura e as tradições do concelho – Museu Casa do Assento – um edifício sito na Rua do Assento, freguesia de Friande, inaugurado pelo presidente da Câmara Municipal, Nuno Fonseca, pelo presidente da Assembleia Municipal, Alfredo Alves, pelo presidente da Junta de Freguesia de Friande, Júlio Pereira e Manuel Portela, representante da família do fundador e benemérito.
A cerimónia inaugural contou com uma grande participação da população local.
O evento foi enriquecido com um desfile etnográfico, uma representação alusiva ao fundador do Museu Casa do Assento, Sr. Américo Ferreira Leite, e ainda com canto à capela, apresentando um reportório associado às tarefas rurais, protagonizado pelo Rancho de Santo André de Friande.
Este museu, resultante da recolha de objetos de natureza etnográfica, foi inaugurado em agosto de 1993 pelo seu proprietário, na casa de família. No seu testamento, Américo Ferreira Leite determinou que este espaço seria doado à Câmara Municipal de Felgueiras, a título de legado, com a obrigação da sua conservação e abertura ao público. A gestão do Museu Casa do Assento foi assumida pelo município em 2002 e, desde então, tem vindo a ser desenvolvido um trabalho sério e rigoroso de reestruturação deste espaço, de acordo com as práticas museológicas.
O Museu Casa do Assento abre agora as suas portas, disponibilizando à fruição pública um vasto espólio organizado por ciclos de atividades rurais: pão, vinho, linho e azeite.
O museu está aberto à população de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 12h00 e das 14h00 às 17h00, e ao terceiro domingo de cada mês, ou mediante marcação prévia.
Este espaço dispõe de um programa de eventos apelativo e de um conjunto de atividades pensadas para o serviço educativo.
O equipamento está preparado para receber pessoas com mobilidade condicionada, dispondo de duas plataformas elevatórias.
Assista ao vídeo da reportagem do Felgueiras Magazine: