As chamas têm assolado o concelho de Felgueiras desde a passada sexta-feira, dia 13 setembro. Portugal continental está, desde domingo, dia 15 de setembro, em situação de alerta devido ao risco de incêndio, que se prolonga até às 23h59 de hoje, dia 19 de setembro.
Júlio Pereira, comandante dos Bombeiros Voluntários de Felgueiras, em entrevista ao Felgueiras Magazine a 16 de setembro, descrevia a situação como “um fim de semana e um início de semana preocupantes”. De acordo com o comandante, há vários fatores que têm ajudado o fogo a propagar-se: “Temperaturas elevadas; vento de leste, que não traz humidade e seca a vegetação; e baixa humidade relativa”. No entanto, expressou esperança para amanhã, sexta-feira, dia 20 setembro, dia para o qual se prevê alguma chuva.
Na mesma entrevista, Júlio Pereira revelou que Polícia Judiciária tem câmaras camufladas em Felgueiras para identificar incendiários. O comandante tem esperança que esta monitorização traga resultados positivos: “Digo isto de forma clara e aberta, para que as pessoas sintam isso. O nosso concelho está a ser monitorizado pela PJ, e espero bem que traga resultados para que o número de incêndios baixe.”
Apesar disso, ao longo da última semana têm continuado a surgir focos de incêndio por todo o concelho de Felgueiras, que certamente têm deixado os nossos Soldados da Paz exaustos, tanto física como psicologicamente. O Felgueiras Magazine tem feito um acompanhamento ao minuto sobre os incêndios no concelho.
Na sexta-feira, dia 13 de setembro, a tarde começou com um incêndio no Seixoso, na Lixa, que envolveu perto de uma centena de operacionais e 5 meios aéreos. Chegou a estar em risco a Estância do Seixoso, património do concelho, que devido à ação dos bombeiros conseguiu escapar sem danos.
Domingo, dia 15 de setembro, de acordo com o comandante Júlio Pereira, “foi um dia muito complicado para os Bombeiros de Felgueiras”. As chamas deflagraram no “Monte de Santa Quitéria, e foram duas ignições quase em simultâneo”, com o alerta dado às 11h29. Enquanto isso, surgiu um novo foco na encosta de Torrados/Penacova, que levou alguns bombeiros a terem de ser realocados de Santa Quitéria para lá, e à noite foi a vez de Friande.
Na segunda-feira, ao final da tarde, soaram os alertas para novos focos de incêndio em Rande, Lordelo, Idães e Aião. Entre as 17h30 e as 18h24, num espaço inferior a uma hora, deflagraram quatro incêndios no concelho, todos eles com mobilização de operacionais e viaturas. Já à noite, foi ainda sinalizado um fogo em Lagares.
Na madrugada de terça-feira, os bombeiros tiveram de se deslocar para Idães, depois de um alerta recebido às 6h45. Já pelas 9h00 foi a vez de Jugueiros e, mais tarde, às 10h49, um incêndio numa zona de mato na Lixa levou à mobilização de 17 operacionais e 3 viaturas, que contaram com o apoio de um meio aéreo. Depois destes, na União de Freguesias de Torrados e Sousa, em Penacova, em Moure, em Macieira da Lixa e em Sendim, também foram registados novos fogos, sendo que nos dois últimos as chamas chegaram a estar próximas de algumas habitações.
Ontem, dia 18 de setembro, ao final da tarde, pelas 19h30, foi dado o alerta para um incêndio numa zona de mato em Revinhade, ao qual se seguiu um foco de incêndio em Borba de Godim, no lugar do Cidral, assinalado às 20h30.
Já hoje, apesar da descida de temperaturas que se verifica, a manhã não deu tréguas aos bombeiros, com dois incêndios a deflagrar em Idães e Vila Cova da Lixa. Neste momento, encontram-se ambos em resolução e não constituem perigo de propagação.
São poucas as freguesias do concelho que conseguiram escapar aos incêndios até ao momento, incêndios esses que têm mobilizado esforços significativos das forças de Proteção Civil, numa resposta rápida e coordenada para proteger a população e os bens da região. A comunidade tem também apoiado as corporações locais, com a recolha de bens necessários nesta fase complicada que enfrentam.
A equipa do Felgueiras Magazine expressa o seu profundo agradecimento a todos os bombeiros, elementos da Proteção Civil e membros da comunidade que, com coragem e dedicação, têm lutado para proteger o nosso concelho.