O Município de Felgueiras reuniu com os pontos focais designados para o combate à violência doméstica de cada uma das entidades que fazem parte da rede municipal de apoio à vítima.
O objetivo foi o de reforçar o combate à violência doméstica, melhorando a articulação entre as entidades envolvidas, promovendo o trabalho em rede que melhora a resposta dada ao nível da proteção e acompanhamento da vítima como também evita a exposição a processos de revitimização.
A rede municipal integra ainda a Rede Intermunicipal e Integrada de Apoio à Vítima, um projeto que garante a cobertura de todo o território da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa com respostas de combate à violência doméstica e de género.
Rosa Maria Pinto, vereadora da Coesão e Ação Sociais, reitera a dedicação do Município ao combate à Violência Doméstica: “Em 2021, o Gabinete Humanamente Iguais fez 45 atendimentos a vítimas de violência doméstica, mas estamos conscientes de que este é um número residual. Infelizmente existe muito mais violência doméstica e estamos aqui para empoderar as vítimas e mostrar-lhes que o caminho da resiliência não precisa de ser feito de forma solitária. Estamos aqui para apoiar!”
Recorde-se que o Município tem um gabinete de apoio à vítima – Humanamente Iguais – com resposta ao nível jurídico, social e psicológico. O espaço funciona de Segunda a Sexta-feira, entre as 09h00 e as 17h30 e as marcações podem ser feitas diretamente no serviço ou através do telefone 255 318 000 ou 969 324 106.