O funeral de Paulo Martins realiza-se amanhã, dia 21 de fevereiro, às 15h00, na Igreja Matriz de Margaride, seguindo depois para o cemitério de Varziela. O velório decorre a partir das 19h00 de hoje, quinta-feira, na sua residência, na Rua Doutor Augusto Leite da Costa Faria. Já a missa de 7.º dia está agendada para 1 de março, às 16h00, também na Igreja Matriz de Margaride.
Paulo Martins era CEO da Celita, empresa proprietária da marca Ambitious, e vice-presidente da APICCAPS. Era ainda pai das atletas do Foca, Francisca Martins e Rita Martins, filho de José Luís Martins, antigo presidente da Junta de Freguesia de Margaride e dirigente da Cooperativa Agrícola de Felgueiras.
Para além da sua carreira como empresário, Paulo Martins também se notabilizou no mundo do desporto automóvel, tendo conquistado o título de campeão nacional de Karting na categoria Super Shifter (Gentleman).
Faleceu ontem, dia 19 de fevereiro, de forma repentina, vítima de uma paragem cardiorrespiratória enquanto treinava num ginásio em Felgueiras. A sua morte tem gerado uma onda de consternação na comunidade e empresas, com instituições e amigos a expressarem publicamente o seu pesar e a enviarem as condolências à família e amigos.
No setor do calçado, o impacto da sua partida foi amplamente sentido. A APICCAPS, associação da qual Paulo Martins era vice-presidente, destacou o seu contributo inestimável para o progresso da indústria do calçado em Portugal. No seu comunicado, a associação recorre à metáfora das corridas para descrever a sua partida prematura, sublinhando que “Paulo Martins chegou demasiado cedo a essa meta”. Recorda-o como um líder “ímpar”, que soube transformar equipas de trabalho em verdadeiras famílias, e como um empresário visionário cujo impacto ultrapassou fronteiras com o sucesso da Ambitious. A associação afirma que “todos perdemos uma grande referência”, mas que o seu legado vai permanecer como fonte de inspiração para o futuro da indústria.
A Ambitious, marca que fundou e à qual dedicou parte da sua vida profissional, resumiu o sentimento da equipa: “Obrigado por nos deixar um legado de atitude, por nos inspirar todos os dias a lutar por mais. Vamos ser sempre ambiciosos (ambitious)!”, lê-se nas redes sociais.
O Grupo Bolflex manifestou-se com “consternação e choque total” face à notícia, sublinhando que Paulo Martins foi “a trave mestra dos projetos Ambitious e Overstate”. Também a Softideia recordou a sua “visão ímpar” e “capacidade de liderança rara”, descrevendo-o como “mais do que um cliente – um verdadeiro amigo”.
A Vapesol, por sua vez, destacou a sua personalidade carismática, lembrando “o seu sorriso genuíno e energia contagiante” e lamentando o seu falecimento: “A sua partida deixa um vazio imensurável, mas a sua memória e alegria permanecerão sempre nos nossos corações”.
Já a Teco recordou que “desde há alguns anos que Paulo Martins era nome frequentemente ouvido nesta empresa”, elogiando a “ousadia” com que enfrentava os desafios do mercado e garantiu que continuará “ligada a tudo o que semeaste e criaste”, como forma de homenagem.
Pedro Sampaio, diretor-geral da Mazoni, afirmou que Paulo Martins foi “seguramente um dos mais brilhantes empresários de calçado de uma geração”.
A Joséli reagiu também nas redes sociais: “É, sem dúvida, uma grande perda para o setor do calçado. Hoje, o nosso setor está mais fraco com a partida de alguém que tanto contribuiu para o seu crescimento e desenvolvimento.”
A Calçado Albano Pereira manifesta “o seu profundo pesar pelo falecimento de Paulo Martins, um empresário dedicado e respeitado, cujo trabalho e contributo foram fundamentais para o crescimento e prestígio da indústria do calçado”.
Já a Adolmar recorda que Paulo Martins era um “jovem prodígio do calçado que deixa um legado e uma perda enorme no sector, na cidade e no país, e que levou o nome de Portugal por esse mundo fora através da sua arte de bem fazer sapatos”.
A Escola Profissional de Felgueiras manifestou o seu profundo pesar pelo falecimento de Paulo Martins, marido da diretora pedagógica da instituição. Na nota de condolências, a escola destacou a perda de “uma grande referência”.
O Foca – Clube de Natação de Felgueiras realçou a forte ligação do empresário às filhas, Francisca e Rita Martins, atletas do clube. “Sempre presente e incentivador, Paulo esteve ao lado das filhas em cada conquista”, referiu o clube nas redes sociais.