No próximo dia 3 de junho, pelas 14h00, a Casa das Artes de Felgueiras será palco de um seminário dedicado ao papel dos municípios no combate às alterações climáticas, organizado pela Comunidade Intermunicipal (CIM) do Tâmega e Sousa.
Intitulado “Ação climática nos municípios: mitigar o impacto das alterações climáticas e adaptar o território”, o encontro decorre na semana do Dia Mundial do Ambiente e traz a Felgueiras especialistas de renome, tanto de Portugal como do estrangeiro, que irão apresentar estudos e discutir políticas públicas eficazes.
A lista de participantes inclui João Medina, da Sociedade Portuguesa de Inovação, que apresentará o Plano Intermunicipal de Ação Climática do Douro, Tâmega e Sousa, depois da sessão de abertura a cargo de Nuno Fonseca, presidente da Câmara Municipal de Felgueiras.
De seguida, há espaço para abordar exemplos de projetos municipais, num painel que discutirá o assunto sob o mote “Mitigar o impacto das alterações climáticas e adaptar o território”.
O painel é constituído por Fernando Martins, investigador da Universidade de Coimbra, João Dinis, diretor do departamento de Ação Climática da Cascais Ambiente, José Gil Andrade, chefe da Equipa Multidisciplinar da Transição Energética da Câmara Municipal da Figueira da Foz, Gerard Laguna Benet, analista e coordenador de projeto do BEE Group, de Espanha, e Viola Marx, diretora de Sustentabilidade e Alterações Climáticas da Câmara Municipal de Dundee, da Escócia. A moderação vai estar a cargo de Andreia Cabral, chefe da divisão de Avaliação e Ação Ambiental da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte.
Depois deste debate, haverá espaço para perguntas e respostas, e Pedro Machado, presidente do Conselho Intermunicipal da CIM do Tâmega e Sousa vai assinalar o fim do evento, seguindo-se um verde de honra marcado para as 17h00.
O evento é aberto a líderes municipais, empresários e interessados na temática do clima. A entrada é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia.
O seminário é promovido pela CIM do Tâmega e Sousa, em articulação com a Câmara Municipal de Felgueiras e a empresa municipal ACLEM – Arte, Cultura e Lazer Empresa Municipal.