O Município de Felgueiras, associando-se ao Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, realizará, no próximo dia 22 de abril, uma visita orientada tendo como tema central “Senhores e Donatários das Terras de Felgueiras”. A visita destina-se ao público em geral.
A atividade terá início em frente à Câmara Municipal, pelas 14h45, seguindo-se para o Solar de Sergude, residência dos primeiros Senhores de Felgueiras. Aí poderão conhecer a casa, intervencionada no séc. XIX por um dos mais destacados arquitetos portugueses, bem como visitar a capela e apreciar os jardins do referido solar. Segue-se a passagem pelo Portal de Simães, um dos mais imponentes portais da época moderna do concelho de Felgueiras. Segue-se a visita à Igreja de Caramos, extinto Mosteiro de S. Martinho de Caramos, casa religiosa umbilicalmente ligada aos Donatários de Felgueiras.
O transporte fica a cargo do Município de Felgueiras, sendo a inscrição gratuita, mas obrigatória, podendo ser realizada até ao próximo 20 de abril.