Neste Dia Mundial do Turismo, 27 de setembro, o Município de Felgueiras dá a conhecer que vai avançar com o projeto “Levadas de Jugueiros”, uma obra que conjuga a preservação, valorização e fruição do património ambiental, histórico e cultural e a eficiência energética com o desenvolvimento turístico, contribuído para robustecer a oferta dos produtos turísticos Turismo de Natureza e Turismo Cultural e Paisagístico.
Nuno Fonseca, Presidente da Câmara Municipal de Felgueiras, salienta que “é nesta conformidade que o município de Felgueiras prossegue a sua visão estratégica, a sua missão e valores para o desenvolvimento sustentável do turismo. Celebramos o Dia Mundial do Turismo com projeto e boas práticas quando o desafio é “Repensar o Turismo” numa orientação para as pessoas, para o crescimento sustentável, para a inclusão e resiliência. É, por isso, com muita satisfação que divulgamos, nesta data carregada de simbolismo, que vai avançar para execução do projeto “Levadas de Jugueiros”, com uma comparticipação de 80%, de subsídio não reembolsável de 159.971,59€, num valor de investimento elegível de 199.964.49€”.
Joel Costa, Vereador do Turismo, acrescenta que “trata-se de um projeto que conjuga a preservação, valorização e fruição do património ambiental, histórico e cultural e a eficiência energética com o desenvolvimento turístico, contribuído para robustecer a oferta dos produtos turísticos Turismo de Natureza e Turismo Cultural e Paisagístico”. O local a intervencionar é um “hino à natureza, em face da atratividade e pureza do património ambiental e do valor histórico e cultural que integra”, lê-se numa nota enviada à nossa redação. Para além de ser um ativo ambiental, paisagístico e arqueológico com forte potencial, só por si, para constituir um ponto de atratividade turística, tem uma forte integração/complementaridade com rotas importantes, salientando-se as do Românico e do Caminho de Torres (caminho de Santiago); património arqueológico como a Cimalha e a Villa Romana de Sendim; as Aldeias de Portugal do Burgo e de Codeçais; os Percursos Pedestres de Vila Fria/Pombeiro; Santa Quitéria, em fase de beneficiação, e o centro histórico de Felgueiras já regenerado.
Salienta-se a sinalização e interpretação de todo o percurso; a criação de observatórios de natureza; a intervenção da Ponte de Travassós; a limpeza e beneficiação da Calçada de Lourido e da Calçada das Barrias e a criação de uma Zona de Descanso/Lazer nas Barrias, com pontes que permitirão contemplar a paisagem dos dois lados do rio, um local idílico onde o rio Bugio cai abruptamente em cascata natural, para depois repousar nas belas represas naturais, no seio de um cenário verde e intenso, seguindo depois o seu curso.
Foram estabelecidos acordos de cooperação com a Junta de Freguesia de Jugueiros, com a Associação da Casa do Povo de Jugueiros e a Salta Fronteiras Associação e estabelecidos acordos amigáveis com consortes de levadas/privados para limpeza e requalificação das margens dos rios Bugio e Ferro, permissão de passagem dos pedestrianistas e instalação de equipamentos dos observatórios de natureza e zona de descanso/lazer.