Decorreu esta sexta-feira, pelas 15h00, no Salão Nobre dos Paços do concelho, o momento da celebração do Protocolo de colaboração entre o Município de Felgueiras e a Província Portuguesa da Congregação da Missão, que estabelece a realização do Encontro Internacional de Jovens Vicentinos, como preâmbulo da Jornada Mundial da Juventude, que irá decorrer de 1 a 6 de agosto de 2023.
O presidente da Câmara Municipal de Felgueiras, Nuno Fonseca, destaca este protocolo como sendo “o ponto alto deste mandato”, e sublinha a importância desta iniciativa que permitirá “divulgar o concelho de Felgueiras a todos os cantos do Mundo”. Nuno Fonseca explica que “é diferente divulgar o nosso concelho e os nossos produtos nas redes sociais ou noutro meio de comunicação social, e as pessoas virem ao terreno, sentirem o cheiro, sentirem os sabores, e, sobretudo, o calor humano das nossas gentes”, e atesta que esta oportunidade “tem um valor incalculável”.
O presidente da autarquia felgueirense sublinha que “desde a primeira hora que acolhermos [os jovens], iremos certamente fazer um trabalho incansável para que esta seja, do ponto de vista marcante das jornadas, o momento mais alto que eles possam ter aqui no nosso país”, acrescentando ainda que este é “um trabalho que vai ser feito por toda a comunidade. Todos nós temos de nos envolver, quer seja o comum cidadão, como aqueles que tem as maiores responsabilidades”.
Nuno Fonseca confessa: “é mesmo com emoção e com gosto, que eu assino este protocolo. Podia ser um mero protocolo que assinássemos, traria algum valor para a terra, mas que não nos enchia de orgulho. Este não. Enche-nos de orgulho, de satisfação, e deixa-nos também com muita motivação para podermos trabalhar para proporcionar o melhor dos encontros que possam ter imaginado no nosso país. […] Vamos trabalhar para não vos desiludir, porque também fizeram em nós uma aposta grande. Sabemos que o risco é grande, e, portanto, não vos deixaremos certamente ficar mal”, promete o presidente da Câmara Municipal de Felgueiras.
A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) foi instituída por João Paulo II, em 1985, e é, desde então, um momento de encontro e partilha de jovens de todo o mundo com o Papa. A última edição das Jornadas decorreu na cidade do Panamá em 2019, onde estiveram presentes cerca de 200 mil jovens.