Entre os dias 8 e 11 de abril, Felgueiras vai receber um evento internacional focado na inclusão social e ação climática através do desporto. O seminário Verdis, organizado pela Salta Fronteiras, organização felgueirense, e com apoio do projeto Erasmus+, vai reunir profissionais e atletas de Portugal, Letónia e Turquia.
O seminário tem como objetivos principais incentivar a inclusão social e encorajar a participação ativa de pessoas com deficiência “na luta contra as alterações climáticas, nível local, regional e europeu”, reforçando o papel do desporto como um veículo para a mudança social e ambiental.
“Esta é uma oportunidade única para dar continuidade ao trabalho de valorização da inclusão social e do papel ativo das pessoas com deficiência na ação climática através do desporto“, lê-se numa nota enviada pela Salta Fronteiras à nossa redação.
A organização do evento pretende “fomentar o diálogo, reflexão e formação entre profissionais de desportos adaptados, incluindo Boccia, focando nos valores europeus e desportivos, na inclusão social e nos desportos verdes”. Além disso, procura desenvolver metodologias que apoiem atletas e profissionais do desporto adaptado na implementação de “práticas desportivas inclusivas e sustentáveis nas comunidades”.
A Salta Fronteiras é uma ONG de Felgueiras focada na inclusão e diversidade em todas as áreas da educação, formação, juventude e desporto.