No fim de semana de 7 e 8 de setembro, a Quinta da Golfareira, na Pedreira, será palco do 2.º Passeio a Cavalo, organizado pela Horse Team GF, um “grupo de amigos de Felgueiras, apaixonados por cavalos que se juntou e foi crescendo”. O evento, direcionado a cavaleiros, mas aberto a familiares e amigos, promete dois dias repletos de atividades equestres e de convívio.
No sábado, dia 7 de setembro, a receção aos participantes e ao público em geral começa às 14h00. Às 16h00, decorre a garraiada: “Convidamos os mais corajosos para enfrentar os touros com a possibilidade de levar prémio para casa, com a presença da Garraiadas do Norte”, lê-se na página do evento nas redes sociais.
A noite contará com as Cavalhadas, “uma prova de velocidade e perícia, com início às 21h00, desafiando cavalos e cavaleiros com prémios até ao 4° lugar”. Para encerrar, pelas 22h30, os Escuteiros de Airães vão animar a noite com a tradicional fogueira de conselho, “onde não irá faltar música, entre outras atividades”.
No domingo, dia 8 de setembro, a concentração para o passeio equestre e o pequeno-almoço está marcada para as 9h00, seguindo-se o início do passeio às 9h30. Este passeio será só para cavalos montados e apresenta dificuldade média. O reforço da manhã será às 11h00 e o almoço, com entrega de lembranças, às 13h00. Após o almoço, haverá uma atuação do grupo de concertinas Amigos de Vizela.
Pelas 14h30, iniciam-se as inscrições para a gincana e para a corrida de póneis. A gincana, que vai ter prémios até ao 12.º classificado, arranca pelas 15h00, enquanto a corrida de póneis inicia às 17h00. A entrega dos prémios será feita às 18h00.
Além das atividades equestres, o evento vai ter disponível espaço para os cavaleiros acamparem, proporcionando uma experiência completa de convívio e imersão na natureza. Os interessados devem inscrever-se junto da Horse Team GF.
Para garantir o conforto e a satisfação de todos os presentes, haverá ainda uma barraquinha de comes e bebes a funcionar durante os dois dias do evento, que abrirá às 14h00 no sábado, e às 14h30 no domingo.
A organização salienta que “a entrada é livre e gratuita, apenas no domingo de manhã não há atividades devido ao passeio pelas freguesias”. Deixa ainda o apelo: “Venha fazer parte e passar dois dias diferentes dedicados a este pequeno mundo dos nossos amigos – os cavalos!”.