A junção dos diferentes eventos dedicados à moda realizados em Milão confirmou-se como uma ideia vencedora. As feiras MICAM Milano, Milano Fashion&Jewels, MIPEL e The One Milano encerraram ontem, dia 17 de setembro, registando um total de 40.950 visitantes profissionais, com 45% provenientes de 140 países estrangeiros.
Alguns expositores de Felgueiras presentes na MICAM contaram ao Felgueiras Magazine que estavam “muito satisfeitos” com o resultado da feira, embora ressalvando que “só dentro de semanas ou meses, quando (e se) as encomendas forem feitas, é que saberemos se a presença na MICAM foi realmente positiva”. Um dos expositores ouvidos considerou “positivo o facto de a feira ter passado de 4 para 3 dias”, notando também “uma maior afluência de visitantes e compradores, incluindo de países que não são habituais na MICAM”.
De uma forma geral, as empresas entrevistadas pelo Felgueiras Magazine destacaram “um estado de espírito positivo e favorável aos negócios” por parte dos compradores presentes. A coleção de verão, apresentada nesta edição da feira, é sempre mais curta, mas a participação na MICAM deixa “expectativas positivas” para as fábricas de calçado portuguesas, especialmente para a coleção de inverno de 2025.
As melhores performances a nível europeu vieram de Espanha, Alemanha e França. Também os resultados da América do Norte foram excelentes, com um crescimento de dois dígitos (Canadá e EUA), seguidos pelo Extremo Oriente, com a China e o Japão na liderança.
As feiras confirmam-se assim como protagonistas indiscutíveis no cenário da inovação, respondendo às necessidades do mercado com elegância e precisão, mesmo em tempos desafiantes. Reforçaram o seu papel como um centro de encontro e desenvolvimento, incorporando a essência da excelência.
Apresentando start-ups visionárias e colaborações com instituições de formação e universidades, cada evento é uma viagem imersiva através da criatividade e da tecnologia. A inovação e o talento criativo foram os verdadeiros protagonistas das feiras, onde as coleções mais exclusivas de acessórios de moda desfilaram sob os holofotes numa atmosfera glamorosa que antecipou as tendências do futuro. Uma experiência única onde negócios e criatividade se fundem harmoniosamente.
Num período de profunda transformação para a indústria da moda, dominada pela digitalização e sustentabilidade, as marcas combinaram a sua mensagem de negócios, centrada nos métodos de produção, na capacidade artística e na cadeia de valor, com um foco na formação e nas oportunidades de emprego para as novas gerações. Uma ponte entre a escola e o mundo empresarial, com muitas oportunidades para os jovens entrarem em contacto direto com o mundo corporativo.
Na cerimónia de abertura, esteve presente o ministro italiano da Educação e Mérito, Giuseppe Valditara, que salientou a importância de investir nos jovens e nas profissões que vão surgir na produção industrial.