Atualizações em direto - Live Blog
Destaques:
- Soviras aposta na expansão internacional – ver publicação →
- Vapesol apresenta a sua nova solução sustentável EVA POWDER – ver publicação →
- Inovação e sustentabilidade marcam a presença da Bolflex na Lineapelle – ver publicação →
- Curtumes Fonte Velha desmistifica o uso de peles – ver publicação →
- Poleva estreia-se na Lineapelle com foco no conforto e sustentabilidade – ver publicação →
- Combocal apresenta soluções eco-friendly – ver publicação →
- ISI Soles na Lineapelle: Nesta feira “respira-se o calçado de outra forma” – ver publicação →
- Marqsol na Lineapelle: Tendências, desafios e oportunidades no mercado global de calçado – ver publicação →
- Atlanta antecipa recuperação no setor do calçado em 2024 – ver publicação →
- Flexospuma na Lineapelle: Sustentabilidade em destaque – ver publicação →
- APICCAPS aborda os desafios enfrentados em 2023 e a importância das feiras – ver publicação →
- Take a Walk destaca-se na Micam pela irreverência – ver publicação →
- Ambitious distingue-se no mercado internacional como marca própria – ver publicação →
- Joséli e o valor único do calçado português – ver publicação →
- Mazoni na busca por sustentabilidade – ver publicação →
- Last Studio identifica tendências globais e avalia a presença na Micam – ver publicação →
- Carité inova e aposta no trekking – ver publicação →
14h22 – 22 de fevereiro
Pedro Fonseca
Balanço da Lineapelle
Olá a todos! Chegou o momento de fazer o balanço da Lineapelle e, com isso, concluir a nossa cobertura das feiras em Milão.
A Lineapelle mostrou-se bem composta, especialmente nos stands dos expositores portugueses de solas, que foram muito concorridos. Muitos visitantes da Micam aproveitaram para conhecer as novidades da Lineapelle, preparando as suas próximas coleções.
O ambiente estava repleto de designers, tanto portugueses como estrangeiros, possivelmente em busca de inspiração.
Desde que a Lineapelle passou a coincidir, pelo menos em um dos dias, com a Micam, todos os expositores afirmam que as feiras são muito positivas. E a verdade é que as nossas empresas de solas são das melhores do mundo, com produtos inovadores, design de excelência e foco na sustentabilidade.
Veja o vídeo que fizemos com a nossa opinião acerca desta edição da Lineapelle:
Com este balanço, damos por encerrado o live blog. Foi um prazer acompanhar as empresas portuguesas nas feiras em Milão, especialmente as de Felgueiras, e partilhar cada momento convosco.
Muito obrigado a todos os que nos felicitaram pelo nosso trabalho ao longo destes dias. Terminamos esta jornada de coração cheio.
Continue a seguir-nos nas redes sociais para mais conteúdos e novidades. Até breve!
17h48 – 21 de fevereiro
Pedro Fonseca
Balanço da Micam
Boa tarde, Felgueiras! Já de regresso ao nosso concelho, é hora de fazer o balanço da Micam.
Durante a nossa presença na feira de calçado, percebemos que a Micam serve como um ponto de encontro para os clientes habituais, onde se trocam amostras que podem resultar em futuras encomendas.
As empresas também aproveitam a feira para atrair novos clientes, com a localização do stand a desempenhar um papel crucial.
É difícil avaliar exatamente o sucesso da feira, pois são quatro dias intensos que, em alguns momentos, podem parecer longos. No entanto, basta o cliente certo aparecer para mudar tudo, e ouvimos várias histórias de fidelizações de clientes que começaram aqui.
Veja o vídeo que preparámos com as nossas principais reflexões sobre a Micam:
23h31 – 20 de fevereiro
Pedro Fonseca
Felgueiras Magazine em Milão: Dia 3
Chegámos ao fim desta cobertura ao vivo das feiras de calçado e componentes em Milão!
Foram dois dias intensos a fazer a cobertura das feiras, onde acompanhámos de perto as empresas portuguesas, e especialmente de Felgueiras, na Micam e na Lineapelle. Só hoje fizemos 11 reportagens em direto e, apesar de não termos conseguido visitar todos os expositores de Felgueiras, fizemos um total de 18 reportagens nestes dois dias.
Agradecemos às empresas que nos receberam nos seus stands, e pedimos desculpa, mas não nos foi possível passar em todos os sítios onde gostaríamos. Certamente, haverá mais oportunidades no futuro!
Por agora, já estamos de regresso ao hotel e, nos próximos dias, vamos fazer o nosso balanço sobre as feiras e partilhar as impressões que levamos de Milão.
Até breve!
18h15 – 20 de fevereiro
Redação
Lineapelle: Soviras aposta na expansão internacional
Com a reportagem em direto no stand da Soviras, concluímos as nossas transmissões em direto das feiras internacionais de calçado e componentes, Micam e Lineapelle.
Susana Peixoto, responsável da Soviras, mostrou-se otimista durante a conversa: “Temos grandes expectativas para esta feira”, afirmou, destacando as oportunidades de internacionalização, mesmo num ano desafiante.
A Soviras representa a diversidade da Lineapelle, provando que o certame vai além de solas, palmilhas e peles, incluindo também, neste caso, viras.
Quanto a 2024, Susana Peixoto partilhou que a empresa continuará a investir na expansão para mercados internacionais.
Veja a reportagem completa no vídeo abaixo:
17h57 – 20 de fevereiro
Redação
Lineapelle: Vapesol apresenta a sua nova solução sustentável EVA POWDER
Acabámos de visitar o stand da Vapesol, onde conversámos com Décio Pereira, CEO da empresa felgueirense dedicada ao fabrico de solas para calçado. Nesta edição da Lineapelle, o grande destaque apresentado pela Vapesol foi a EVA POWDER, uma solução desenvolvida pela empresa para minimizar o desperdício de materiais.
Décio Pereira explicou que a Vapesol enfrentava um desperdício de 11% na produção de EVA, resultando em cerca de 50 toneladas de material descartado em aterro só em 2023. Para solucionar este problema, a empresa iniciou um projeto com a Universidade do Minho há quatro anos, culminando na criação da EVA POWDER. Esta solução permite a reincorporação de até 20% do material desperdiçado, “sem alterar as propriedades físicas ou mecânicas da sola”.
Relativamente às expectativas para 2024, o CEO da Vapesol revela que o ano começou “muito tranquilo, e com pouca procura de calçado”, uma situação que traz alguma incerteza. No entanto, o empresário mantém a esperança de que as coisas melhorem, reconhecendo que, nos últimos anos, “não é possível fazer grandes prognósticos”.
Veja a reportagem completa no vídeo abaixo:
17h24 – 20 de fevereiro
Redação
Inovação e sustentabilidade marcam a presença da Bolflex na Lineapelle
No stand da Bolflex, António Ferreira, CEO da empresa, falou-nos sobre a nova coleção de solas. “Temos materiais novos, novos modelos. Como sempre, é uma coleção vasta de produtos novos, e o que temos ouvido na feira é que estamos muito bem”, referiu, destacando a receção positiva dos visitantes da Lineapelle às propostas da Bolflex.
A dedicação à sustentabilidade é uma bandeira da empresa, refletida na criação da Ruberlink em 2013, uma empresa dedicada ao tratamento de resíduos. António Ferreira explicou que este projeto de sustentabilidade na indústria do calçado é fruto de “uma guerra” que trava há mais de vinte anos.
Quanto ao ano de 2024, António Ferreira sente-se ligeiramente otimista. “Acho que este ano vai ser melhor que 2023. Atrevo-me mesmo a dizer que acho impossível não ser melhor”, afirmou, antecipando uma recuperação, ainda que ligeira.
Veja a reportagem completa no vídeo abaixo:
16h11 – 20 de fevereiro
Redação
Lineapelle: Curtumes Fonte Velha desmistifica o uso de peles
Continuamos na Lineapelle e estivemos no stand da Curtumes Fonte Velha, uma empresa de Alcanena com 90 anos de história dedicada ao couro de curtimento vegetal. Alexandra, responsável da empresa, partilhou connosco que a Curtumes Fonte Velha trabalha para um “nicho de mercado de alta qualidade”, algo que começa desde logo nas matérias-primas que utilizam.
O compromisso com a sustentabilidade é um dos pilares da Curtumes Fonte Velha. Alexandra explicou que as peles utilizadas são “um subproduto da indústria alimentar”, o que reduz o impacto ambiental ao evitar que estes materiais acabem em aterros. A responsável sublinhou ainda que muitos materiais considerados “mais amigos do ambiente” podem ser piores para o planeta, pois contêm “produtos derivados do petróleo”.
Quanto às expectativas para 2024, Alexandra prevê um ano de estabilização. Embora não espere uma grande evolução face ao ano passado, mantém-se otimista, esperando que, mais tarde, se recupere “a pujança de anos anteriores”.
Veja a reportagem completa no vídeo abaixo:
15h19 – 20 de fevereiro
Patrícia Covita
TECO na Lineapelle: Fotorreportagem do Felgueiras Magazine
14h40 – 20 de fevereiro
Redação
Lineapelle: Poleva estreia-se na feira com foco no conforto e sustentabilidade
No stand da Poleva, conversámos com José Dias sobre a estreia da empresa na Lineapelle. Especializada em palmilhas, a empresa felgueirense veio à feira “sem grandes expectativas”, mas determinada a mostrar os seus produtos e a “colher os frutos que as feiras podem dar”.
A empresa destacou o seu processo completo de desenvolvimento interno, desde a conceção em 3D até à produção, fornecendo um serviço integral às fábricas de calçado. Desta forma, “a palmilha vai diretamente para o sapato”, explicou. A flexibilidade em misturar materiais conforme “o que o cliente quer” permite criar palmilhas ergonómicas e esteticamente apelativas, um aspeto fundamental, já que “a palmilha é onde o pé está 100% do tempo”, reforça José Dias.
Para 2024, o administrador da Poleva mantém-se cautelosamente otimista. A aposta da empresa está na inovação e na personalização dos produtos. “Trabalhamos sempre para o máximo, fazendo os melhores produtos”, explica, embora reconheça a necessidade de se adaptar ao que surge no “dia a dia”.
Veja a reportagem completa no vídeo abaixo:
13h49 – 20 de fevereiro
Redação
Lineapelle: Combocal apresenta soluções eco-friendly
Visitámos o stand da Combocal na Lineapelle, onde Ricardo Pinto, responsável da empresa, nos apresentou as inovações em que têm apostado para a nova coleção. “Designs completamente distintos e soluções eco-friendly” são os principais destaques, com a empresa a focar-se em estar “na vanguarda da inovação” através do desenvolvimento e teste de novos materiais no seu próprio laboratório.
Entre as novidades no catálogo da Combocal estão “os biocompósitos, compostos de borracha com incorporação de cargas naturais, muitas delas biodegradáveis e resultantes de resíduos”. Através deste aproveitamento, a empresa utiliza nas suas solas materiais que, de outra forma, iriam para um aterro.
Apesar dos desafios recentes na indústria do calçado, Ricardo Pinto mantém-se otimista para 2024, lembrando o excelente desempenho de 2021 como inspiração para acreditar numa recuperação. “É sempre imprevisível, e os últimos anos têm demonstrado isso. Mas as perspetivas são otimistas”, concluiu.
Veja a reportagem completa no vídeo abaixo:
13h21 – 20 de fevereiro
Redação
ISI Soles na Lineapelle: Nesta feira “respira-se o calçado de outra forma”
Estivemos no stand da ISI Soles na Lineapelle e conversámos com Vitor Mendes, CEO da empresa, sobre a sua participação neste evento internacional. “Na Lineapelle, respira-se de forma diferente; o ambiente é distinto. Aqui, descobrimos as tendências para a próxima estação e é o local onde designers, compradores e fabricantes se encontram”, destacou Vitor Mendes, sublinhando a importância da feira para reunir todos os elementos da indústria.
Sobre o futuro, o CEO da ISI Soles mostrou-se cautelosamente otimista. “Os próximos três meses serão difíceis em termos de encomendas, mas acredito nos empresários portugueses do setor. Temos de encontrar novas formas de produzir de forma mais eficiente, rápida e com mais valor.”
Terminou com uma mensagem de alento para os trabalhadores: “Para eles, uma palavra de encorajamento, esperando que consigamos ultrapassar esta situação rapidamente, para que as famílias felgueirenses e portuguesas que estão ligadas à indústria não sintam esta crise.”
Veja a reportagem completa no vídeo abaixo:
12h35 – 20 de fevereiro
Redação
Marqsol na Lineapelle: Tendências, desafios e oportunidades no mercado global de calçado
No stand da Marqsol, tivemos uma conversa com Paulo Marques, CEO da empresa, sobre a gama de produtos que estão a apresentar na Lineapelle. “Dispomos de uma ampla variedade, desde solas para sapatos clássicos, sandálias, sabrinas até sneakers, produtos que continuam a ter procura, apesar das mudanças no mercado”, explicou Paulo Marques.
Quanto às expectativas para 2024, o CEO da Marqsol prevê que os meses de março a julho “poderão não ser tão fortes em volume de encomendas”. No entanto, mantém-se otimista quanto à capacidade das empresas de manterem a atividade, com a esperança de que as reposições prolonguem a temporada até novembro.
Para o futuro mais distante, Paulo Marques vê 2025 como um possível ponto de viragem. Com a recuperação económica e a descida da inflação e das taxas de juro ao longo de 2024, espera que o mercado regresse à normalidade.
Veja a reportagem completa no vídeo abaixo:
11h47 – 20 de fevereiro
Redação
Lineapelle: Atlanta antecipa recuperação no setor do calçado em 2024
Acabámos de visitar o stand da Atlanta na Lineapelle, onde João Carvalho, representante da empresa, partilhou as novidades e expectativas para 2024. João Carvalho destaca que a feira é “um evento crucial, servindo como uma montra para apresentarmos as nossas novidades e tudo o que desenvolvemos durante a temporada, além de ser uma oportunidade para prepararmos o futuro”.
Nesta edição, a Atlanta apresentou a nova coleção de solas para o verão, caracterizada por solas claras, materiais “o mais leves possível” e um design desportivo. “A altura das solas dos sapatos baixou em relação à temporada passada”, explicou João Carvalho, refletindo as tendências atuais do mercado.
Quanto ao próximo ano, João Carvalho está cautelosamente otimista. “Acho que pior que o ano passado vai ser complicado”, admitiu, acrescentando que a Atlanta conseguiu superar as dificuldades de 2023 “com alguma facilidade”. O responsável da Atlanta prevê uma recuperação gradual a partir de maio, com melhores sinais para o segundo semestre.
Veja a reportagem completa no vídeo abaixo:
10h30 – 20 de fevereiro
Redação
Flexospuma na Lineapelle: Sustentabilidade em destaque
A primeira visita do dia na Lineapelle foi ao stand da Flexospuma, onde a empresa apresentou os seus produtos com um forte foco na sustentabilidade. Com unidades de produção em Felgueiras, Espanha e China, a Flexospuma destacou-se pela variedade de materiais expostos.
Armanda Silva, responsável da empresa, explicou que a Flexospuma está empenhada em desenvolver materiais que correspondam à crescente procura do mercado por produtos sustentáveis. “Atualmente, focamos em materiais que atendem à procura do mercado por soluções mais ecológicas”, explicou.
Em relação ao futuro, a empresa tem objetivos claros: “O objetivo para 2024 é ultrapassar as metas do ano anterior, expandindo nossa base de clientes na Europa”, afirmou Armanda Silva, refletindo o compromisso contínuo da empresa com o crescimento e a inovação sustentável.
Veja a reportagem completa no vídeo abaixo:
9h56 – 20 de fevereiro
Pedro Fonseca
Felgueiras Magazine em Milão: Dia 3
Bom dia, Felgueiras! Hoje vamos estar na Lineapelle, a prestigiada feira de componentes para calçado que acaba de arrancar. Estamos no Pavilhão 22, onde se encontra uma grande parte dos expositores portugueses, em particular os fabricantes de solas para calçado.
A Lineapelle é uma feira enorme, com um total de seis pavilhões, cada um repleto de materiais, acessórios e componentes para a indústria do calçado.
Assista ao vídeo que fizemos à chegada, onde mostramos um pouco dos expositores e dos corredores da feira:
Dentro de momentos vamos iniciar as nossas reportagens em direto para o Facebook a partir da Lineapelle. Pode acompanhar nas redes sociais do Felgueiras Magazine ou aqui neste live blog.
23h18 – 19 de fevereiro
Pedro Fonseca
Felgueiras Magazine em Milão: Dia 2
Chegamos ao fim de um dia cheio aqui em Milão! A manhã começou junto da comitiva da APICCAPS, que fez uma ronda pelos expositores portugueses. Durante o resto do dia fomos conhecer as nossas empresas de calçado, felgueirenses e não só, como puderam acompanhar através das nossas reportagens em direto no Facebook do Felgueiras Magazine, bem como neste live blog.
Na Micam, respira-se calçado: são milhares de pessoas reunidas num único espaço, todas a falar sobre sapatos. Apesar de alguma apreensão quanto às vendas para 2024, há uma expectativa geral de que o ano será ligeiramente melhor que 2023.
Amanhã será mais um dia intenso, com o arranque da Lineapelle, onde esperamos fazer mais uma série de reportagens com as nossas empresas.
Muito obrigado a quem nos tem acompanhado a partir de Portugal e pelas simpáticas mensagens que nos têm enviado!
Até amanhã!
20h46 – 19 de fevereiro
Patrícia Covita
E para terminar o dia uma bela refeição!
Itália é mundialmente conhecida pela sua cozinha, rica em sabores autênticos e ingredientes frescos. Desde a tradicional pizza napolitana às massas caseiras, a gastronomia italiana proporciona uma experiência única.
Uma visita a Itália para as feiras de calçado não estaria completa sem um toque de turismo gastronómico. Para expositores e visitantes, o jantar é o momento ideal para descontrair, conviver e refletir sobre o dia. E claro, saborear uma excelente refeição!
Nós estamos agora a jantar num restaurante em Milão e experimentámos uma pizza e uma massa, ambas simplesmente divinais!
17h54 – 19 de fevereiro
Patrícia Covita
Walkys na Micam: Fotorreportagem do Felgueiras Magazine
17h10 – 19 de fevereiro
Redação
Micam: APICCAPS aborda os desafios enfrentados em 2023 e a importância das feiras
Desta vez estivemos à conversa com Paulo Gonçalves, diretor de comunicação da APICCAPS, sobre os desafios que a indústria do calçado enfrentou em 2023. Paulo Gonçalves reconhece que “foi um ano muito difícil” e que os recentes dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) são preocupantes. “Arriscamo-nos a dizer que foi o pior ano de sempre para muitas das nossas empresas,” comentou.
Paulo Gonçalves destacou que fatores como a inflação e o aumento das taxas de juro afetam o poder de compra dos consumidores, tornando o calçado e o vestuário menos prioritários. “No pós-pandemia, os aumentos das taxas de juro fizeram com que as pessoas tivessem problemas de tesouraria”, explicou, criando uma “bola de neve muito difícil de gerir” para clientes e empresas. Mesmo com todas essas dificuldades, Paulo considera que a queda de 11% em quantidade e 8% em valor é um reflexo da resiliência dos empresários do setor.
Quanto à importância das feiras, como a Micam, Paulo Gonçalves destacou que são “um instrumento importante para nos apresentarmos ao mercado e vendermos os nossos produtos”.
Veja a reportagem completa no vídeo abaixo:
16h38 – 19 de fevereiro
Redação
Micam: Take a Walk destaca-se na feira pela irreverência
Visitámos o stand da Take a Walk, uma empresa de São Torcato, Guimarães, conhecida pelo seu calçado irreverente. Salomé Almeida, CEO da empresa, destacou o conceito inovador das suas coleções. “Temos um produto diferenciado, arrojado,” afirmou, referindo-se ao uso de cores vibrantes mesmo em coleções de inverno, quebrando a tradição das peles escuras.
A conversa abordou os desafios recentes da indústria do calçado. Salomé reconheceu que “o ano passado foi relativamente difícil” e que este ano ainda espera passar por momentos complicados. Apesar disso, a responsável acredita que o setor deve manter-se “otimista”.
Para a Take a Walk, estar presente na Micam é mais do que procurar resultados imediatos; é uma forma de mostrar aos clientes que a marca continua ativa e focada em desenvolver coleções próprias. É uma oportunidade de “dizer aos nossos clientes ou potenciais clientes que estamos aptos e continuamos a desenvolver coleções próprias”, concluiu Salomé Almeida.
Veja a reportagem completa no vídeo abaixo:
15h58 – 19 de fevereiro
Redação
Micam: Ambitious distingue-se no mercado internacional como marca própria
O Felgueiras Magazine esteve no stand da Ambitious, uma marca de calçado de Guimarães que marca presença em mais de 50 mercados e 800 pontos de venda. Pedro Lopes, Brand Manager da Ambitious, apresentou-nos a nova coleção, destacando que esta foi pensada para o homem moderno. “O sapato é quase um híbrido”, diz Pedro Lopes, explicando que a preocupação é criar um produto versátil, confortável e adequado para várias ocasiões.
A estratégia da Ambitious continua a focar-se num crescimento gradual e sustentado, especialmente na Europa. Nos próximos três anos, o objetivo é expandir para a América do Norte e Escandinávia, mercados onde ainda têm pouca presença.
Sobre o futuro, Pedro Lopes mostra-se otimista, apesar das dificuldades enfrentadas pelo setor em 2023. A Ambitious manteve-se próxima das suas equipas de vendas e conseguiu abrir novos mercados em 2023, resultados que se irão refletir em 2024. Para Pedro, “cada venda ou cada encomenda tem de ser uma vitória”, uma filosofia que a marca continuará a seguir para crescer e aumentar a sua presença.
Veja a reportagem completa no vídeo abaixo:
14h45 – 19 de fevereiro
Patrícia Covita
Pausa para almoço
Na Fiera Milano, há vários restaurantes localizados no exterior dos pavilhões, com uma oferta bastante diversificada. Hoje, optámos por uma sandes: algo rápido. A gastronomia italiana fica para mais tarde, pois temos ainda uma longa tarde de trabalho pela frente.
Também os expositores da Micam costumam escolher refeições rápidas para o almoço, como pizza, hambúrguer ou sandes, muitas vezes consumidas nos próprios stands.
Apesar de estarmos em fevereiro, o tempo está muito agradável em Milão, por isso aproveitámos para almoçar na esplanada!
14h02 – 19 de fevereiro
Redação
Micam: Joséli e o valor único do calçado português
O Felgueiras Magazine visitou o stand da Joséli na Micam, onde está a ser apresentada a nova coleção da marca God’s Move. José Carlos Teixeira, CEO da Joséli, considera que o segredo do sucesso está na criação de um “produto mais elaborado”, com “muito design e muitas peças”, algo que diferencia Portugal dos outros produtores de calçado.
O responsável da Joséli reconhece a importância da sustentabilidade, mas sublinha que o cliente ainda procura, principalmente, “um produto moda, bom e competitivo”. Apesar disso, a Joséli mantém-se atenta às mudanças do mercado e à procura por inovação.
Quanto ao futuro da indústria, José Carlos prevê “dois meses difíceis” para março e abril, mas mostra-se otimista, considerando que, após a quebra do ano passado, qualquer melhoria será bem-vinda.
Veja a reportagem completa no vídeo abaixo:
12h50 – 19 de fevereiro
Patrícia Covita
Felmini na Micam: Fotorreportagem do Felgueiras Magazine
12h30 – 19 de fevereiro
Redação
Visitámos o stand da Mazoni, que trouxe para a Micam a nova coleção da sua marca Dark Collection. Pedro Sampaio, responsável da empresa, contou-nos que a Mazoni está comprometida com a sustentabilidade, apostando em “peles vegetais e outros elementos de sustentabilidade, tais como borracha natural”.
Pedro Sampaio explicou que a feira atrai dois tipos de clientes: “os que trabalham no retalho e pretendem fazer a encomenda, de imediato, na feira” e os “representantes de cadeias de lojas que procuram desenvolver a sua própria marca”. Apesar dos elevados custos de participação na Micam, Pedro Sampaio considera a feira importante para estabelecer novos contactos. “Estamos aqui sempre com a expectativa de conseguir um ou dois bons contactos”, afirma.
O responsável da Mazoni reconhece os desafios do último ano, esperando uma melhoria em 2024, embora com cautela. Prevê que “na segunda metade do ano o número de encomendas possa melhorar”, mas admite que “este ano ainda vai ser muito exigente para a indústria”.
Veja a reportagem completa no vídeo abaixo:
11h51 – 19 de fevereiro
Redação
Micam: Last Studio identifica tendências globais e avalia a presença na feira
A nossa segunda paragem do dia foi no stand da Last Studio, uma empresa felgueirense com gestão dinamarquesa. Tivemos a oportunidade de conversar com Luísa Moreira e Lasse Jespersen, que partilharam um pouco sobre as novidades e expectativas da empresa.
Apesar das dificuldades que a indústria do calçado enfrentou em 2023, Luísa Moreira mostra-se otimista: “Acredito que a partir de abril/maio o setor do calçado vai melhorar bastante”, afirmou, explicando que muitos clientes “venderam o stock que tinham e vão precisar de apresentar novidades em breve”.
Lasse Jespersen, CEO da Last Studio, falou-nos sobre a relevância de participar em feiras como a Micam, salientando o dilema enfrentado pelas empresas: o elevado custo de participação versus o retorno sobre o investimento. “Encontrando os clientes certos, claro que compensa, mas o principal problema para todas as empresas presentes é que é um grande investimento, e se não virmos resultados, não vale a pena vir”, explicou.
Veja a reportagem completa no vídeo abaixo:
10h55 – 19 de fevereiro
Redação
Micam: Carité inova e aposta no trekking
Aproveitamos a nossa presença junto da comitiva da APICCAPS para fazer a primeira reportagem do dia no stand da Carité. A empresa felgueirense apresenta duas marcas: a J. Reinaldo, de estilo mais clássico, e a nova aposta da casa, a TenToes.
A TenToes, mais focada em produtos técnicos, traz uma gama de calçado desportivo com palmilhas desenhadas especialmente para desporto, incluindo membranas e materiais à prova de água. Já a J. Reinaldo apresenta uma coleção mais casual, com “sneakers leves e coloridos”, uma combinação que, segundo a responsável da Carité, Manuela Rodrigues, tem tudo para ser um sucesso nesta edição da Micam.
Manuela Rodrigues explicou ao Felgueiras Magazine que a qualidade tem o seu preço, destacando que os produtos da TenToes são especialmente procurados pelos mercados do norte da Europa, que valorizam o “valor acrescentado” e a especificidade técnica dos produtos.
Na Micam, os negócios não se resumem a simples contactos; aqui também se concretizam vendas: “Os clientes, se virem um modelo de que gostem, selecionam as cores, as peles que temos disponíveis e colocam logo o pedido”, revelou Manuela Rodrigues.
Veja a reportagem completa no vídeo abaixo:
09h58 – 19 de fevereiro
Patrícia Covita
APICCAPS visita expositores
Já estamos na Micam e começámos o dia junto da comitiva da APICCAPS (Associação Portuguesa dos Industriais de Calçado, Componentes, Artigos de Pele e seus Sucedâneos), numa visita aos vários stands portugueses presentes na Micam.
Nesta visita, marcaram presença Nuno Mangas, presidente da Comissão Diretiva do COMPETE 2030, e Luís Onofre, presidente da APICCAPS. Foi uma oportunidade para conversar com os empresários e conhecer as diversas empresas portuguesas presentes neste certame, bem como as suas coleções.
Dentro de momentos, vamos dar início às reportagens de vídeo em direto no Facebook do Felgueiras Magazine junto de alguns stands, para que possam conhecer de perto as coleções de calçado e ouvir os nossos expositores.
Enquanto isso, deixamos aqui algumas imagens da visita da comitiva da APICCAPS ao stand da Carité.
07h46 – 19 de fevereiro
Pedro Fonseca
Felgueiras Magazine em Milão: Dia 2
Bom dia a todos!
Estamos em frente ao nosso hotel, a aguardar o autocarro que nos vai levar à Fiera Milano. Iremos estar na Micam e acompanhar as empresas portuguesas com várias reportagens. Fique atento a este live blog e às redes sociais do Felgueiras Magazine!
22h37 – 18 de fevereiro
Pedro Fonseca
Visitar Milão
Como hoje já não conseguimos ir à Micam, aproveitámos a oportunidade para explorar um pouco da cidade. Passámos pela Catedral de Milão, para tirar a fotografia da praxe, e pela Galeria Vittorio Emanuele, onde vimos as montras de algumas das mais famosas marcas do mundo.
Agora, de regresso ao hotel, estamos a preparar tudo para o dia de amanhã. Vai ser um dia intenso, em que estaremos na Micam junto das empresas portuguesas, com um foco especial nos nossos empresários felgueirenses do setor do calçado. Até amanhã!
Assista ao vlog do nosso primeiro dia em Milão:
16h31 – 18 de fevereiro
Pedro Fonseca
Já estamos em Milão!
Depois de uma longa viagem, que incluiu avião, autocarro e dois metropolitanos, já chegámos ao nosso hotel em Milão, onde vamos ficar hospedados durante os próximos dias. Infelizmente, hoje já não conseguimos passar pela Micam, pois já é tarde! Amanhã, logo pela manhã, estaremos na feira para começar as reportagens em direto e mostrar os expositores portugueses a brilhar (assim esperamos) neste prestigiado evento da indústria do calçado.
12h09 – 18 de fevereiro
Redação
Conjuntura difícil na indústria do calçado
Como sabem, Felgueiras é o coração da indústria do calçado em Portugal, sendo este o principal motor económico do concelho. Grande parte da população tem algum tipo de ligação ao setor, seja de forma direta ou indireta. Por isso, faz todo o sentido estarmos em Milão para dar voz aos expositores portugueses e aproximar a comunidade local à realidade internacional da indústria.
A verdade é que o setor do calçado enfrenta atualmente uma fase complicada, após um ano de 2023 negativo para as vendas e exportações. No entanto, vamos para Milão com esperança de que as coleções apresentadas possam abrir portas a novos contactos e encomendas, trazendo assim um novo fôlego para a indústria.
Hoje começa a 97.ª edição da Micam, uma das maiores feiras de calçado do mundo, com mais de 900 marcas presentes. Portugal está bem representado, com 35 empresas nacionais a exibir as suas coleções outono/inverno para 2024. Entre elas, nove marcas de Felgueiras vão estar em destaque em Milão.
Já na próxima terça-feira, dia 20 de fevereiro, arranca a Lineapelle, que se prolonga até ao dia 22. Esta feira é um ponto de encontro crucial para a indústria dos componentes para calçado, contando, nesta edição, com a participação de 32 empresas portuguesas. Felgueiras, mais uma vez, estará em destaque, com 10 empresas do concelho a marcar presença.
Nos próximos dias, estaremos a acompanhar todos os momentos e a partilhar em primeira mão as novidades diretamente da Micam e da Lineapelle.
08h39 – 18 de fevereiro
Pedro Fonseca
Felgueiras Magazine em Milão: Dia 1
Bom dia, Felgueiras!
A equipa do Felgueiras Magazine já está a caminho de Milão, onde, nos próximos dias, vamos acompanhar as feiras Micam e Lineapelle.
Vamos fazer reportagens de vídeo em direto, junto dos stands das empresas portuguesas, que serão transmitidas no Facebook do Felgueiras Magazine, onde poderá acompanhar as principais novidades das empresas portuguesas e felgueirenses nas feiras de calçado e componentes.
Este live blog será atualizado ao longo do dia, com as informações mais relevantes dessas reportagens, bem como as novidades da Micam e Lineapelle.
Acompanhe-nos para não perder nada das feiras de calçado em Milão!