Autor: Pedro Fonseca
Mestre em Economia | Diretor do Felgueiras Magazine
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Termina hoje mais uma edição da Lineapelle em Milão. É uma feira de referência para os setores dos componentes, curtumes, peles, tecidos e acessórios para calçados e artigos de couro. Atlanta, Bolflex, Combocal, ISI Soles e Vapesol são as empresas de Felgueiras presentes neste certame.
Nesta edição da Lineapelle foi notória uma diminuição do número de visitantes, especialmente asiáticos, devido aos efeitos do coronavírus. Contudo, as empresas portuguesas estão a registar uma excelente afluência aos seus stands, superior a edições anteriores. Os visitantes desta feira são, maioritariamente, provenientes da União Europeia, e procuram solas com qualidade superior, design e amigas do ambiente. E nesta área as empresas de felgueirenses de componentes são referências no setor!
Pedro Pereira, da Vapesol, considera que “esta edição da feira tem tido uma excelente afluência, mais que nas últimas edições. Tem sido uma feira com muito sucesso para a Vapesol”. Em relação aos produtos mais procurados no stand da Vapesol, Pedro Pereira considera que há uma “grande variedade de procura e de clientes. Há procura por todos os diferentes tipos de solas, não podemos particularizar muito. Mas talvez as solas mais procuradas sejam as sustentáveis e as solas com designs diferentes da concorrência, olhando sempre para a qualidade e leveza dos produtos”.
João Carvalho, do departamento comercial da Atlanta, afirma que a empresa continua a ter “um lugar de destaque na indústria da moda, e uma atitude consciente da problemática das alterações climáticas, tomando uma atitude pro-ativa no futuro do setor neste âmbito”. João Carvalho disse ainda que “até ao momento a feira tem sido um sucesso, com grande afluência de visitantes, que ultrapassa edições anteriores, o que atendendo ao atual momento de saúde pública mundial, pode considera-se inesperado”.
Já o stand da ISI Soles também está a ter mais visitantes que em edições anteriores. “As marcas procuram produtos sustentáveis e ecológicos, que têm sido uma das grandes apostas da ISI Soles. Nota-se que os visitantes estão também à procura de solas técnicas, complexas e de qualidade superior”, disse Vítor Mendes, CEO da ISI Soles, ao Felgueiras Magazine.
Ricardo Pereira Pinto, da Combocal, considera que “apesar das baixas espectativas em virtude das circunstâncias atuais globais, temos tido uma boa afluência”, afirmando que a Combocal apostou nesta feira em solas com “novos materiais mais amigos do ambiente, os “Eco-friendly Bio-composites of rubber”, obtidos através de diversos resíduos de exploração. Estes produtos com biomassa têm tido uma forte procura”.
Micam com ligeira quebra no número de visitantes
Já a Micam terminou na passada quarta feira, e registou uma quebra de 5% do número de visitantes face à edição anterior. Siro Badon, presidente da MICAM e da Assocalzaturifici considerou que “a contração que esperávamos, confirmou-se. Vimos uma queda no número de compradores asiáticos e uma desaceleração dos visitantes britânicos devido a dificuldades de transporte, causadas pela grande preocupação com a saúde pública e, também, com as condições climáticas extremas. Além disso, sentimos também uma ligeira queda nos compradores alemães, que estão a passar por um período económico difícil. Um cenário que é contrabalançado por um aumento dos compradores da Rússia”.