Com a suspensão dos campeonatos distritais, fruto da pandemia que vivemos, a equipa principal do Felgueiras é a única do concelho que continua a competir.
Teve hoje de manhã jogo de treino no Estádio Dr. Machado de Matos com o Salgueiros, que compete na série C, também do Campeonato de Portugal, equipa que ocupa os últimos lugares da tabela classificativa.
O jogo terminou sem golos, sendo este tipo de jogos úteis para os treinadores aproveitarem para manter os índices competitivos da equipa e experimentarem alguns atletas com menos tempo de jogo.
Na jornada desta semana, assim como da próxima semana, o Felgueiras não joga para o campeonato pelo facto de ter agendados jogos com os 2 desistentes da Série, o Aves SAD e o Camacha (este no âmbito das restrições das equipas dos arquipélagos).
O Felgueiras, cujo objetivo assumido na pré-temporada pelo presidente da Direção, Leonel Costa, em entrevista aqui no Felgueiras Magazine, é a qualificação para a nova terceira liga (precisando, para aceder aos respetivos playoffs, de ficar dentro dos 5 primeiros na sua série), começou a época de forma menos bem conseguida, o que gerou algumas dúvidas sobre a qualidade do plantel, uma vez que o Felgueiras alterou o paradigma de contrações, apostando, esta época, em jogadores muito jovens, ao ponto que em alguns jogos a equipa apresenta uma média de idades inferior a 21 anos, o que a torna das mais novas equipas do Campeonato de Portugal.
Após a chegada, em meados de novembro, do novo treinador, Rui Ferreira (conhecido comentador do Porto Canal), aquele mesmo plantel, em sete jogos entretanto realizados, ainda não sentiu o sabor da derrota, tendo conseguido, entre outros, importantes resultados como as vitórias sobre o Fafe, Berço e Vitória SC e o empate com o Rio Ave, todos acompanhados de vistosas exibições e a maioria delas com direito a transmissão no Canal 11. Sabe-se que, até ao final da época, o Felgueiras terá mais jogos com transmissões televisivas garantidas, o que tem causado algumas reações por parte da equipa do Pevidém (boa surpresa desta série, que ocupa o primeiro lugar isolado), que em algumas publicações tem demonstrado desagrado pela visibilidade da equipa azul grenã.
O Felgueiras ocupa, agora, a segunda posição da classificação, mas com esta paragem por duas jornadas, verá naturalmente os adversários mais diretos somarem pontos.
No entanto, continua a sua preparação para o resto do campeonato e tem agendado para a semana mais um jogo de treino, dessa feita, será com a equipa da Youth League do FC Porto.
O plantel foi ontem, sexta, todo ele sujeito a teste de Covid-19 e não teve qualquer caso positivo, o que é um bom indicador ao nível da disponibilidade dos atletas.
Numa altura em que já terminou a janela de transferências, o Felgueiras apenas recorreu ao mercado para reforçar a baliza apesar de nessa posição, o titular Júlio Neiva, estar a fazer excelentes exibições. Trata-se de mais um jovem, Dylan Silva, que na época passada alinhou pela equipa Sub 23 do Benfica e que esta época alinhou pelo Fatima SAD, que, entretanto, desistiu da competição.
De momento, não são conhecidas mais intenções de reforços, apesar de ainda ser possível a contratação de atletas sem contrato profissional.