Depois de um 2020 fortemente marcado pelas limitações à mobilidade, nacional e internacional, decorrentes das medidas de mitigação da pandemia, a indústria do turismo no distrito do Porto, uma das regiões do país onde o Turismo tem mais peso no tecido económico, está paulatinamente a regressar aos níveis pré-pandemia.
De acordo com o relatório anual da solução de conhecimento REDUNIQ Insights, a faturação de origem estrangeira no distrito do Porto cresceu 43% em 2021 face ao que se tinha verificado em 2020.
Depois de um início de ano que começou com quebras devido à 3ª vaga da pandemia que levou a novos confinamentos, a faturação estrangeira no distrito encetou uma extraordinária recuperação que acabou por culminar no crescimento de 43% apurado no final do ano.
Este crescimento da faturação estrangeira numa região baluarte do turismo nacional acaba por ir ao encontro dos recentes números do Instituto Nacional de Estatística (INE) relativos à atividade turística em Portugal que nos dizem que, em 2021, o número de dormidas nos alojamentos turísticos no ano passado tenha crescido 45,2% em relação a 2020, mas ainda 46,6% aquém do registado em 2019.
Esta trajetória de crescimento verificada na faturação estrangeira estendeu-se, igualmente, à faturação de origem nacional, categoria que terminou 2021 com +16% do que aquilo que se registou em 2020.
No cômputo geral, depois de quatro meses de quebras sucessivas (janeiro, fevereiro, março e abril) promovidas em larga medida pela 3ª vaga da pandemia que levou a novos confinamentos, a faturação total dos negócios no distrito do Porto acabou por recuperar consistentemente ao longo dos meses seguintes fechando o ano com um crescimento de 18% face ao verificado no ano de 2020.
A situação vivida pelo distrito do Porto é a imagem fiel do que acabou por acontecer no resto do país. Ainda que janeiro e fevereiro de 2021 (altura de confinamento geral) tenham sido marcados por uma quebra de, respetivamente, 15% e 26% na faturação total dos negócios portugueses face a igual período de 2020, a variação homóloga da faturação entrou em território positivo a partir de março tendo atingido um pico de +57% em abril.
A este início de ano conturbado, seguiu-se um verão e outono próximos da normalidade, o que ajudou a que 2021 acabasse por fechar com um crescimento acumulado de faturação na casa dos 22% face a 2020.
Neste campo, é importante guardar uma palavra especial para a faturação proveniente dos pagamentos contactless que obtiveram no ano passado uma performance excecional de 126% acima dos valores registados em 2020.
Pagamentos contactless fomentam recuperação económica
Como referimos, o contactless acabou por ser determinante na recuperação económica dos negócios portugueses ao longo do ano passado e foi ainda mais expressivo se atendermos ao peso que esta tecnologia tem na sua faturação.
Se, em janeiro de 2020, o peso dos pagamentos contactless na faturação total dos negócios portugueses se situava nos 10%, no final de 2021, esta percentagem encontrava-se já nos 58% com o contactless a tomar parte em 71% das transações realizadas.
A justificação para a consolidação dos pagamentos sem contacto deve-se em grande medida, segundo o relatório, a “uma crescente adesão dos portugueses a novas formas de pagar baseadas na utilização do smartphone ou wearables”, novos hábitos de consumo que acabam, consequentemente, por “imporem” aos negócios a necessidade de ajustarem a sua oferta em matéria de meios de pagamento.
Percebendo esta necessidade, a REDUNIQ, marca da instituição financeira de crédito – UNICRE, está a ajudar os retalhistas portugueses a entrarem na rota do crescimento através do desenvolvimento tecnológico de terminais de pagamento (TPA) inovadores, como é o caso do terminal de pagamentos Android REDUNIQ Smart.
Para além de permitir que as lojas físicas aceitem pagamentos contactless com cartão, chip, MB WAY, Google Pay e Apple Pay, este TPA contactless de última geração traz incorporadas um conjunto de apps de gestão que as vão permitir ser totalmente móveis e digitais.
Sobre o REDUNIQ Insights
O REDUNIQ Insights, que resulta da parceria entre a REDUNIQ (maior rede de aceitação de cartões nacionais e estrangeiros em Portugal) e a Return on Ideas (empresa de estratégia e consumer knowledge), é uma solução de conhecimento que pretende disponibilizar análises com base em informação sobre a atividade do retalho nacional, suportando empresas na geração de insights e na tomada de decisões de desenvolvimento dos seus negócios.
As informações recolhidas para a elaboração deste relatório refletem a dinâmica de entrada de novos pontos de venda no sistema REDUNIQ, a necessidade percebida pelos retalhistas de passarem a oferecer meios de pagamento alternativos aos seus clientes levou a um aumento da procura do TPA Contactless da REDUNIQ, e projetam o efeito de transferência para meios eletrónicos de pagamentos historicamente feitos em dinheiro vivo.
Percebidas como um todo, estas duas variantes ajudaram a desenhar o mapa detalhado da evolução transacional no sistema de Retalho português plasmado neste e em relatórios anteriores.
Foto de capa: RossHelen/Shutterstock.com