A Peter Kaiser, proprietária da PCF – Produção de Calçado de Felgueiras, Lda., também conhecida como “Fábrica dos Alemães”, em Felgueiras, foi vendida. Stefan Frank, anterior diretor geral da empresa, assume os ativos da insolvente Peter Kaiser Schuhfabrik GmbH e Peter Kaiser Retail GmbH, a que se juntam os investidores Hans-Joachim e Gisa Sander, da família fundadora Wella (cosméticos).
A venda da empresa foi aprovada na reunião de credores que decorreu na passada quarta feira, dia 24 de fevereiro. A Peter Kaiser debatia-se com graves problemas financeiros, mesmo antes da pandemia. A Covid-19 piorou a situação, com a empresa a registar uma quebra de faturação de quase 40% em 2020.
A empresa será agora reestruturada. De acordo com o portal SRW, as atividades de design e a produção de protótipos vão continuar a ser feitas na Alemanha. A fábrica de calçado em Pirmasens, Alemanha, será mesmo encerrada, levando 200 funcionários para o desemprego, mas a fábrica em Felgueiras poderá não ser afetada. O LaConceria avança que é provável que a produção de calçado seja totalmente deslocada para a fábrica que a marca possui em Felgueiras, a PCF – Produção de Calçado de Felgueiras, Lda.