A Dominus – Fábrica de Calçado, Lda., localizada em Lagares, Felgueiras, anunciou aos seus colaboradores, na passada sexta-feira, dia 29 de novembro, a cessação de atividade e a extinção de todos os postos de trabalho, deixando cerca de 70 funcionários no desemprego.
Desde segunda-feira, dia 25, os trabalhadores de várias secções começaram a ser dispensados das suas funções, por orientação da empresa, processo que se prolongou ao longo da semana.
Entretanto, os colaboradores da Dominus foram convocados para uma reunião, que ocorreu esta sexta-feira, dia 29, pelas 10h da manhã. Nessa reunião, que contou com a presença da gerência e do advogado da empresa, a Dominus comunicou aos colaboradores a extinção dos postos de trabalho. Foi ainda entregue aos colaboradores as declarações do empregador comprovativa da situação de desemprego.
A empresa informou ainda que irá apresentar-se a insolvência.
Segundo apurou o Felgueiras Magazine junto de trabalhadores da Dominus, a empresa aquando do despedimento, não liquidou todos os créditos laborais que daí advêm. “A gerência assumiu não ter capacidade financeira para o fazer”, contou um dos ex-funcionários.
A empresa pagou os salários do mês de novembro aos colaboradores, mas não pagou as férias não gozadas do corrente ano, bem como o subsídio de Natal.
Os trabalhadores temem a “retirada de bens e máquinas das instalações da Dominus”, perdendo assim garantias de recuperação de direitos e indeminizações pelo despedimento.