A exposição temporária “Flores num cortejo de emoções”, centrada na temática do já centenário Cortejo das Flores, está patente no espaço de exposições Passado, Presente & Futuro.
O traje domingueiro, quer masculino, quer feminino, era o traje mais usual neste mesmo cortejo, sendo por isso um dos ex-libris da exposição.
Por outro lado, destaca-se a importância da Igreja de Santa Quitéria como património aglutinador em volta deste evento reunido anualmente.
Para além disso, exaltam-se ainda as imagens de cartazes da festa de outros tempos.
No final, tal como no Cortejo das Flores, dá-se destaque ao monumento do Imaculado Coração de Maria como o fim de um verdadeiro cortejo de emoções.
A exposição estará patente até ao final de outubro, no espaço de exposições Passado, Presente & Futuro, podendo ser visitada de segunda a sexta das 9h30 às 12h30, e das 14h00 às 17h00, e no 1.º e 3.º domingo de cada mês das 10h00 às 12h30, e das 14h00 às 18h00.
Como forma de integração da comunidade e, particularmente, dos seus agentes etnográficos, foram desafiados todos os grupos folclóricos do concelho a contribuir com um açafate de flores que tão bem preparam a cada ano para o já centenário Cortejo das Flores.
O quinto açafate desta exposição foi fornecido pelo Rancho Folclórico de S. Martinho de Penacova e pode ser visitado até ao dia 9 de setembro.