Portugal exportou 40 milhões de pares de calçado, no valor de 957 milhões de euros, nos primeiros 6 meses deste ano. Trata-se de um crescimento de 22% em número de pares de sapatos e de 27,5% em valor, face ao mesmo período do ano anterior.
A APICCAPS refere que este é o “melhor desempenho de sempre” do calçado português nos mercados externos, ultrapassando mesmo o máximo histórico de 2017.
De janeiro a junho, Portugal exportou mais de 95% da produção de calçado, para 170 países, nos cinco continentes. Relativamente a 2019, o ano imediatamente anterior à pandemia, as exportações portuguesas de calçado estão a crescer 12,2%.
De acordo com a APICCAPS, o calçado português “está a crescer em praticamente todos os mercados mais relevantes”. Na Europa, o crescimento ascende a 26,2%, com destaque para os crescimentos na Alemanha (mais 17% para 218 milhões de euros), França (mais 31% para 185 milhões de euros) e Países Baixos (mais 31,2% para 146 milhões de euros). De igual modo, continua o bom desempenho no Reino Unido: crescimento de 34% para 55 milhões de euros.
Contudo, a associação que representa os industriais portugueses do calçado revela que o “maior destaque” é o crescimento das exportações em mercados extracomunitários. Nos EUA, em particular, o crescimento é de 66% para 55 milhões de euros. Também no Canadá (mais 32% para 13 milhões de euros), e Japão (mais 45% para 5 milhões de euros) o calçado português “está a registar uma excelente performance”.
“Acreditamos que 2022 será um ano de forte afirmação do calçado português nos mercados externos”, considera Luís Onofre, citado no portal da APICCAPS. “Os dados do primeiro semestre de 2022 confirmam que o calçado português fez, durante a pandemia, os trabalhos de casa e por isso está a ganhar terreno aos seus concorrentes mais diretos”. Importa, ainda assim, de acordo com o Presidente da APICCAPS, estar atento aos sinais exteriores. “Pandemia, Guerra na Ucrânia e Inflação são razões mais do que suficientes para estarmos cautelosos relativamente aos negócios”, apontou.
Para o Presidente da APICCAPS, “para que o setor continue os bons desempenhos nos mercados externos, deverá reforçar a aposta na promoção comercial externa”. “Também os investimentos que temos previsto concretizar nos dois próximos anos em matéria de digitalização e sustentabilidade – 140 milhões de investimento no total – criarão as condições para que Portugal seja, cada vez mais, uma referência internacional no desenvolvimento de calçado de excelência”, apontou.