Autor: Pedro Fonseca
Mestre em Economia | Diretor do Felgueiras Magazine
diretor@felgueirasmagazine.pt
Portugal exportou 508 milhões de euros em calçado entre janeiro e março de 2022, mais 26,4% face a igual período do ano anterior. Este é o terceiro melhor primeiro trimestre de sempre da indústria de calçado. Os dados foram ontem publicados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
As exportações para a União Europeia cresceram 24,3% no primeiro trimestre de 2022 face ao primeiro trimestre de 2021. Contudo, é nos países fora da União Europeia (EU) que o aumento é mais significativo: 37,3%. Este é o melhor primeiro trimestre de sempre das exportações portuguesas para países fora da EU.
Mesmo tendo em conta os efeitos da inflação dos primeiros meses do ano e do aumento dos custos de das matérias primas, os valores das exportações de calçado deste primeiro trimestre são muito positivos para a indústria. Analisando o contexto atual do setor do calçado, convém referir que há alguma imprevisibilidade no futuro, principalmente com as consequências para a economia europeia da guerra da Ucrânia. Por outro lado, durante a pandemia, foram muitas marcas deslocaram a sua produção de calçado dos países asiáticos para a Europa e para Portugal. Será importante saber se essas marcas vão continuar a sua produção em Portugal ou se irão regressar à Ásia assim que estiverem reunidas as condições, numa altura em que, por exemplo, a China continua com muitas restrições devido à covid-19.